Apresentação Circense movimenta IFG Águas Lindas

Na quarta-feira da última semana, 22 de fevereiro, os alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos de Análises Clínicas, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde realizaram a 3ª Edição da Apresentação Circense. O evento ocorreu no saguão principal do IFG - Câmpus Águas Lindas, contando com apresentações das três turmas envolvidas, que tiveram como público estudantes e servidores do Câmpus Águas Lindas.

As apresentações foram iniciadas com o Grupo Improviso, cujo tema foi “as práticas corporais”. Em seguida foi apresentado o grupo O Circo e suas Cores, com o tema “a ginástica no circo”. A última apresentação foi do grupo Peregrinos Circo, com o tema “Contraste entre o corpo rígido e o corpo livre”.

A atividade, coordenada pela professora Ana Júlia Carvalho, é resultado de ações desenvolvidas pelos professores de Educação Física ao longo do ano letivo de 2016. A disciplina, segundo a professora, trabalha o Circo junto à Ginástica, trazendo suas repercussões na atualidade e suas contribuições para a compreensão do corpo.

Para o estudante Lucas Gabriel, o trabalho desenvolvido ao longo do ano foi importante para o resultado final da apresentação: “foi ensinada a história do circo, a importância social dele, o contexto em que ele surgiu e o que ele representa para muita gente, e foi isso que tentamos trazer na nossa apresentação, levando em conta tudo o que a professora nos disse e todo o material que lemos”, explica.

O estudante Carlos Henrique destaca a forma com que os alunos conseguiram se organizar para trabalhar os assuntos de seu interesse, desenvolvendo um trabalho coletivo: “uma das coisas mais interessantes foi como a gente trouxe vários aspectos de cultura pop, música, teatro, circo... a gente tentou misturar todos esses aspectos para construir uma apresentação que funcione”, esclarece.

A aluna Emanuely Santos explica que seu grupo procurou fazer um musical como apresentação, “a gente trouxe nesse musical a postura de um corpo bem rígido, bem controlado, enquanto a moça tinha um espírito mais livre, a gente quis colocar esses dois e dizer que é possível sentir o lado bom de cada coisa, é possível ter essa mistura de estilos... um ambiente plural é um ambiente melhor, pois as pessoas se sentem mais confortáveis para serem quem são”, enfatiza, acrescentando que a importância desse tipo de atividade está na aproximação com a arte que é possibilitada.

Confira aqui outras fotografias.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas