Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Técnico em Panificação - Modalidade EJA - Noturno

Proeja

Imprimir

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) foi criado pelo governo federal no ano de 2005 para ampliar a oferta de vagas no sistema púbico de ensino para pessoas acima de 18 anos (jovens e adultos).

O Proeja oferece cursos técnicos integrados de nível médio na modalidade de educação de jovens e adultos. Um curso do Proeja corresponde ao ensino médio profissionalizante e é destinado a pessoas com idade acima de 18 anos, que possuem o ensino fundamental e não concluíram o ensino médio.

 

Técnico Integrado em Panificação


Objetivos

- Formar profissionais técnicos de nível médio na área de Panificação, preparando-os para trabalhar em: padarias; confeitarias; indústrias de panificação, biscoitos e massas; restaurantes, entre outros estabelecimentos do ramo alimentício.

- Oferecer condições para que esses profissionais possam aprender a: beneficiar – de forma artesanal ou industrial – produtos de panificação e seus derivados; trabalhar com equipamentos; acompanhar as etapas de manipulação, controle de estoque e consumo de alimentos; participar de processos de gerenciamento de empresas que atuam nessa área.

- Oferecer oportunidades de formação profissional em nível técnico para trabalhadores jovens e adultos que não possuem o ensino médio.

- Elevar o nível de escolaridade.

 

Perfil Profissional

O técnico em Panificação é o profissional de nível médio capaz de:

- Produzir com qualidade pães e seus derivados, biscoitos, massas, pizzas e salgados, de forma artesanal ou industrializada, para consumo imediato ou vendas em centros de compras.

- Avaliar a qualidade das matérias-primas utilizadas, do processo de beneficiamento e dos produtos finais.

- Manipular alimentos, operar equipamentos e maquinário.

- Acompanhar programas de manutenção de equipamentos em panificadoras e restaurantes e indústrias do ramo.

- Apoiar o controle de estoque, custos e consumo.

- Participar dos programas de gerenciamento de empresas.

 

Mercado de Trabalho

O profissional formado nessa área poderá trabalhar em: padarias; confeitarias; indústrias de panificação, biscoitos e massas; restaurantes, entre outros estabelecimentos do ramo alimentício.

 

Duração

O curso técnico integrado ao ensino médio na área de Panificação tem duração de quatro anos, com aulas no período noturno.

 

Projeto Político Pedagógico

Link para download