JIF Goiás 2025

Delegação do Câmpus Goiânia disputa as partidas do JIF Goiás 2025 em Senador Canedo

  • Imprimir
Publicado: Terça, 09 de Setembro de 2025, 12h06 | Última atualização em Terça, 09 de Setembro de 2025, 14h45

Estudantes e professores da área de Educação Física compõem as equipes de basquete, voleibol e futsal.

Equipes do Câmpus Goiânia no JIF Goiás 2025.
Equipes do Câmpus Goiânia no JIF Goiás 2025.

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) participa dos Jogos dos Institutos Federais (JIF Goiás) 2025, que acontecem de 9 a 12 de setembro, no Câmpus Senador Canedo. A competição será realizada em etapa única, com jogos também no Centro de Iniciação Esportiva, no Ginásio Jardim das Oliveiras, na quadra do Cerrado Beach e na pista de atletismo da Prefeitura de Senador Canedo. A abertura oficial do JIF Goiás 2025 será nesta terça-feira (9/9), às 16h30, no ginásio do Câmpus Senador Canedo do IFG.

A delegação do Câmpus Goiânia é formada por 50 estudantes e três professores, que representarão a instituição em três modalidades coletivas: basquete masculino, futsal masculino e feminino, além de voleibol masculino e feminino.

Equipe feminina de voleibol e o professor Marcelo Costa de Paula. 

Segundo o professor Marcelo Costa de Paula, coordenador da área de Educação Física no Câmpus Goiânia, as expectativas vão além das competições esportivas. “Esperamos que os jogos cumpram seu principal objetivo: proporcionar o acesso ao esporte escolar e a socialização entre estudantes de diferentes câmpus do IFG”, afirmou. Além do caráter integrador, há também a motivação esportiva: as equipes buscam a classificação para a Etapa Centro-Oeste, prevista para ocorrer em Brasília no fim de setembro.

Equipe de voleibol masculino e o professor Marcelo Costa de Paula. 

Integração e inclusão

O professor Jefferson Máximo, treinador da equipe de basquetebol masculino, conta que o grupo se prepara desde março para o JIF Goiás 2025. “Nosso time é bastante heterogêneo em habilidades e condições físicas, o que, em alguns momentos, pode sobrecarregar determinados jogadores ao longo da competição. Ainda assim, vamos confiantes de que cada atleta dará o seu melhor. Nosso objetivo é conquistar o primeiro lugar”, destacou.

Entre os atletas, Jefferson ressalta a participação de Pedro Henrique Alves da Silva, estudante do 2º ano do curso técnico integrado em Mineração. Apaixonado pelo basquetebol e diagnosticado com autismo, Pedro disputará os jogos pela segunda vez. “Ele tem se superado a cada treino, demonstrando excelente impulsão, bons arremessos e ótimo manejo de bola. Mais do que contribuir para o desempenho da equipe, Pedro inspira seus colegas ao ajudar todos a compreenderem e respeitarem as diferenças. Sempre mais calado e observador, ele encontra no basquete a oportunidade de vivenciar coletivamente as emoções que o esporte proporciona”, elogia o treinador.

Time de basquetebol masculino do Câmpus Goiânia com o professor Jefferson Máximo.

Atletas em destaque

Pedro Henrique, que veste a camiseta de número 4 do time, afirma que representar o Câmpus Goiânia é uma oportunidade especial. “Posso representar não só os atletas, mas também pessoas que têm uma condição parecida com a minha. É uma forma de mostrar que todos nós podemos fazer parte de grandes coisas quando almejamos alcançá-las. Em especial, os meninos autistas do Projeto Amigos do Basquete”, destacou. Para ele, o basquetebol impacta positivamente sua saúde mental e fortalece o espírito de equipe.

 Rogério Souza, estudante do curso técnico integrado em Edificações, é o capitão do time de voleibol masculino do Câmpus Goiânia.

Capitão do time de voleibol masculino, Rogério Souza, estudante do curso técnico integrado em Edificações, destaca a preparação da equipe. “Realizamos muitos amistosos e treinamos jogadas inéditas, para tentar surpreender os adversários. As expectativas são de bons jogos, muito disputados, em um nível mais elevado”, avaliou.

 Capitã do time de voleibol feminino do Câmpus Goiânia do IFG, Acsa Borges, aluna do curso técnico integrado em Instrumento Musical.

A capitã do time de voleibol feminino, Acsa Borges, aluna do curso técnico integrado em Instrumento Musical, também ressalta a importância da competição. “É uma honra representar o câmpus onde construímos amizades, nossa identidade e aprendemos tanto. Jogar contra outros câmpus é uma experiência muito enriquecedora”, afirmou. Acsa contou ainda que começou no voleibol por incentivo do pai e hoje é apaixonada pelo esporte.

No futsal masculino, Filipe Santos Lourenzatto, estudante do curso técnico integrado em Eletrônica, diz estar ansioso para a estreia contra o Câmpus Formosa. “Treinamos bastante e estou confiante de que faremos uma boa partida. Se Deus quiser, seremos campeões”, afirmou.

Filipe Santos Lourenzatto, estudante do curso técnico integrado em Eletrônica, integra o time de futsal masculino do Câmpus Goiânia.

Já no futsal feminino, a estudante Sofia Guiotti, do curso técnico integrado em Mineração, participa pela terceira vez dos jogos e ressalta o espírito de união. “É sempre muito bom e divertido estar nesses momentos”, disse.

Equipe feminina de futsal. Estudante Sofia Guiotti, do curso técnico integrado em Mineração, está no canto direito da foto, sentada, e posa junto a outras atletas do time.

O professor Isaac Gonçalves, treinador das equipes de futsal, lembra o bom desempenho no JIF Goiás de 2024, em Anápolis. “O feminino foi campeão invicto, e o masculino conquistou o terceiro lugar”, recorda. Para este ano, ele espera repetir os bons resultados, mas reforça a importância da convivência saudável.

“Eu sempre digo para irem tranquilos, sem cobrança excessiva. O importante é a participação, mas eles são naturalmente competitivos. São quatro dias de muita alegria, e fico feliz de estar junto, incentivando em todos os momentos”, afirmou Isaac.

 Professor Isaac Gonçalves e o time de futsal masculino do Câmpus Goiânia.


Acesse a programação completa do JIF Goiás 2025

 


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia