Assistência estudantil

Abertas inscrições do processo seletivo do Programa de Auxílio Financeiro Estudantil

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão, abriu hoje, dia 20, o processo seletivo para a concessão dos auxílios Alimentação, Moradia (somente para alunos do câmpus Jataí e Cidade de Goiás), Transporte e Permanência. Os estudantes dos cursos presenciais e que pertençam à família com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa podem pleitear até três auxílios. As inscrições poderão ser feitas até o dia 06 de abril na Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do IFG Câmpus Goiânia Oeste.

Para a inscrição, é necessário levar o formulário de inscrição preenchido (Anexo II do edital), o estudo da realidade socioeconômica (Anexo III do edital) e a relação de documentos exigidos no anexo IV do edital, inclusive os comprovantes de rendimentos dos membros do núcleo familiar.

Confira abaixo os horários de atendimento da CAE para realizar a inscrição (Durante esta semana, do dia 20 ao dia 24, o atendimento será de segunda a sexta das 13h às 18h, devido a semana de recesso acadêmico ):

Segunda e quarta-feira: Das 14h às 19h30

Terça e quinta-feira: Das 15h às 20h30

Sexta-feira: Das 13h às 18h

O valor dos auxílios Alimentação, Transporte e Permanência é de R$ 120 mensais cada, durante nove meses. Já o Auxílio Moradia é de R$ 225 reais mensais, durante dez meses, porém este é auxílio é um piloto e será destinado este ano somente aos câmpus Jataí e Cidade de Goiás, ou seja, os alunos do IFG Câmpus Goiânia Oeste não podem solicitar o auxílio Moradia

Os alunos dos cursos técnicos em período integral (Análises Clínicas, Nutrição e Dietética e Vigilância em Saúde) que já recebem auxílio alimentação, poderão se inscrever nas outras duas modalidades de auxílio: Transporte e/ou Permanência. Já os alunos do curso Técnico Integrado em Enfermagem Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) que recebem auxílio permanência, podem se inscrever para receber os auxílios Alimentação e/ou Transporte.

O Auxílio Alimentação é destinado a estudantes que necessitem de auxílio financeiro para alimentar-se durante sua permanência no IFG. O Auxílio Transporte é destinado a estudantes que necessitem de auxílio financeiro para viabilizar o deslocamento da sua residência para o câmpus em que estudam. Já o Auxílio Permanência, é destinado aos alunos que possuem comprovada necessidade financeira específica ou emergencial que não se refere aos outros dois auxílios.

A seleção dos bolsistas estudantes será feita por meio de estudo socioeconômico, e dependerá da avaliação da assistente social do câmpus com base nos documentos apresentados e, se necessário, em entrevista e/ou visita domiciliar.

A política de assistência estudantil do IFG prevê a concessão dos auxílios como forma de minimizar as desigualdades sociais vivenciadas pelos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para evitar a evasão escolar.

Podem se inscrever no processo seletivo todos os alunos do IFG que estão devidamente matriculados e com frequência regular em qualquer curso presencial da instituição e que pertençam a um núcleo familiar com renda de até um salário mínimo e meio per capita, considerando-se a renda bruta familiar.

Confira o Edital de Assistência Social 2017.

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.

Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.