Instituto Federal de Goiás leva qualificação profissional para Formosa

lancamentoobrasformosa

O lançamento das obras de instalação do campus Formosa, realizado em solenidade na manhã de ontem, animou a população e o poder público ao representar uma fonte de geração de empregos, aumento da renda, melhoria na qualificação profissional e diminuição da criminalidade na região.

A afirmação do reitor do IFG, professor Paulo César Pereira, e do prefeito da cidade Pedro Ivo, foi o pontapé para o início das obras. A previsão é de que até o final de 2009 essa etapa do projeto fique pronta e o processo seletivo (vestibular) aconteça no final do ano para ingresso dos alunos no primeiro semestre de 2010.

Os cursos ainda não foram definidos, mas Paulo César afirma que a idéia inicial é abrir oito cursos em quatro áreas, entre técnicos de nível médio e superiores, o que vai beneficiar dois mil alunos. A área de 57 mil m², doada pela Prefeitura em contrapartida exigida pelo governo federal, vai abrigar blocos acadêmicos, biblioteca, auditório com capacidade para 300 pessoas, administração, laboratórios, estacionamento interno e externo e pátio coberto. Serão 2,5 mil m² de área construída, primeiramente, mas a obra completa deve totalizar 10 mil m². Os recursos do governo federal são da ordem de R$ 4 milhões nessa primeira etapa, mais R$ 2 milhões na fase final do projeto, para obras e equipamentos. A área está situada entre o bairro São Benedito, o setor Parque Lago e uma área habitacional destinada à moradias populares.

Será realizado, ainda esse ano, segundo o reitor, concurso público para contratação de servidores que vão atuar na unidade. “Vamos realizar concurso aqui na cidade para servidores públicos federais, entre técnicos-administrativos e professores, para dar chance aos moradores de Formosa e região”. Ele lembra que o IFG oferece ensino gratuito com qualidade, além de desenvolver todo o trabalho de inserção do aluno no mercado de trabalho, cumprindo assim sua função social.

O prefeito Pedro Ivo enfatiza que Formosa será o ponto de referência da região em ensino e qualificação e se disponibiliza a agilizar o processo de construção da unidade. “A Prefeitura está disposta a cumprir fielmente o cronograma”. Para agradecer, ele entregou uma placa em homenagem ao reitor, professor Paulo César. Na solenidade, foi assinada a Ordem de Serviço para início das obras e lançada a Pedra Fundamental dos campus Formosa.

Estiveram presentes também o secretário de Segurança Pública do Estado, Ernesto Roller, representando o governador Alcides Rodrigues, o vice-prefeito de Formosa, Jair de Paiva, o deputado federal Rubens Otoni, além de autoridades municipais, estaduais e populares.

Expansão – O campus Formosa faz parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológico. Já foram entregues os campi de Uruaçu e Itumbiara. Os de Anápolis, Formosa e Luziânia devem ser concluídos até o final desse ano.

Coordenação de Comunicação Social