Reitores dos Institutos Federais são nomeados

O ministro da Educação, Fernando Haddad,  nomeou nesta quinta-feira (08)  37  reitores pro tempore dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. No Instituto Federal de Goiás, o cargo será ocupado pelo antigo diretor geral, Paulo César Pereira. As nomeações foram publicadas em portarias do Diário Oficial da União do dia 08. Todos tomarão posse em Brasília, em solenidade prevista ainda para este mês.

Os reitores são antigos diretores dos centros federais de educação tecnológica (Cefets) e das escolas agrontécnicas federais, que deram origem aos institutos. De acordo com a lei que criou os institutos, o diretor-geral nomeado reitor ficará no cargo até o fim do mandato em curso. No prazo máximo de 180 dias, cada um dos 38 reitores deve elaborar a proposta do estatuto e o plano de desenvolvimento do instituto. A lei também determina a participação da comunidade acadêmica na elaboração do plano.

Extintos os mandatos dos atuais reitores pro tempore, serão realizadas eleições, abertas a professores do quadro de pessoal ativo permanente das unidades que integram o instituto, desde que comprovem o mínimo de cinco anos de exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: possuir título de doutor ou estar posicionado nas classes DIV ou DV da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira de Magistério Superior. O mandato definitivo será de quatro anos, com possibilidade de recondução pelo mesmo período.

A diretoria dos institutos será composta pelo reitor e por cinco pró-reitores, que devem ser servidores efetivos da carreira de professor ou de nível superior da carreira técnico administrativo. Cada instituto terá unidades espalhadas pelo interior dos estados. Em todo país, há 75 novas escolas técnicas. Até 2010, serão mais 139.

Coordenação de Comunicação Social(com informações da Assessoria de Imprensa da Setec/MEC)