Semana de Ciência e Tecnologia

V Secitec começa hoje no Câmpus Inhumas

A V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Secitec) do IFG-Câmpus Inhumas começa hoje e vai até sábado, 22 de outubro, com o tema Ciência Alimentando o Brasil. A programação do evento (veja aqui) é aberta à comunidade e inclui palestras, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas.

De acordo com o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Inhumas, professor Nisval Ferreira Guimarães, é importante destacar que a V Secitec também será marcada por atividades da Semana de Saúde do câmpus, pelo projeto Conhecendo o IFG, por apresentações culturais do Programa de Extensão Proext 2016 e pelo Encontro de Egressos.

O professor Alan Keller Gomes, diretor-geral do câmpus, destaca que o tema deste ano da Secitec é extremamente relevante e atual."É importante que os alunos adquiram consciência sobre a necessidade de uma alimentação mais saudável. São informações que eles levarão para toda a vida", diz. A abertura oficial do evento será hoje às 19h30, com a presença do coordenador de Ações Esportivas e Eventos do IFG, professor Lourenzo Martins de Brito.

Semana da Saúde

Agora pela manhã, será realizada a palestra intitulada Importância da boa alimentação e da prática de atividades físicas para termos uma vida saudável, que será ministrada pelo professor de Educação Física Adriano Martins Rodrigues dos Passos. Na sequência, a personal trainer Natália Fernandes trará informações complementares sobre o tema e fará alongamento com o público participante da atividade, que marca a abertura da Semana de Saúde do Câmpus Inhumas, planejada pela Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) e pelo Setor de Saúde. Após os esclarecimentos dos profissionais, a equipe do Setor de Saúde ainda calculará o Índice de Massa Corporal (IMC) daqueles que desejarem. Palestras sobre sexualidade e gravidez na adolescência, informações sobre Assistência Estudantil e uma roda de conversa sobre uso de drogas na família e na escola serão outros temas abordados pela equipe.

Conhecendo o IFG

"A Secitec é um momento importante para mostrarmos a produção científica do câmpus e também para nos aproximarmos da comunidade, por exemplo, por meio do Projeto Conhecendo o IFG", explica Nisval. Quase 200 alunos que cursam o 9º ano em três escolas do município serão recebidos por servidores para conhecerem mais da Instituição. Além disso, o Encontro de Egressos será realizado hoje, às 20h45.

Proext 2016

Às 20 horas desta quinta-feira, a programação da Secitec prevê a apresentação da violonista e cantora Gaby Ventura. Formada em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o repertório da artista inclui grandes clássicos do samba. Esta será mais uma atividade do Proext 2016, projeto intitulado Construção de uma rede intermunicipal de artes: implementação, circulação e socialização de conhecimentos populares, folclóricos e eruditos, que visa o desenvolvimento de trabalhos artísticos nos câmpus Inhumas e Anápolis do IFG. A coordenadora é a professora Catarina Percínio (Anápolis) e o vice-coordenador é professor Kemuel Kesley (Inhumas).

No encerramento do evento, no sábado, às 9 horas, o Grupo Imagem encenará o espetáculo O Mercador de Veneza, com uma adaptação do texto de William Shakespeare, sob a direção de Robson Parente. O elenco é formado por Cristyane Leal, Everaldo Miranda, Mário Leal, Rafael Martins e o ator convidado é Marcos Paulo. Com sede em Inhumas, o grupo mantém projetos de circulação teatral no território goiano, a partir de uma proposta de interiorização dos bens culturais e valorização da produção artística dentro e fora da capital.

Veja aqui a Programação Completa da V Secitec.