Página Inicial -> Notícias -> Secitec 2016

Secitec 2016

Ofertantes e participantes comentam sobre o saldo positivo da Secitec

Organizadores e colaboradores ao final do eventoA Semana de Educação, Ciência e Tecnologia – Secitec 2016 é um evento grandioso que envolve inúmeras atividades para a comunidade acadêmica e sociedade em geral e recebe visitantes de diversas cidades e instituições. Sua preparação e organização é feita com meses de antecedência e reúne servidores, alunos e funcionários terceirizados na preparação de todos os detalhes. Isso sem contar a colaboração e apoio de programas, núcleos de pesquisa e fundações na estruturação do evento.

Em comum na fala dos gestores do Câmpus sobre a Secitec deste ano, estava o aumento no número de inscritos (um total de 719 inscrições), diversificação das atividades propostas (44 atividades) e abrangência das ações que se estenderam para as escolas municipais e estaduais de Itumbiara (cerca de 170 alunos participantes nessas instituições).

Impressões

Ítalo Ponciano é aluno do 1º ano do curso técnico integrado em química, e comentou que gostou dessa edição da Secitec pois, além da organização, o evento ofereceu maior quantidade de “cursos interessantes e diferentes”. Ele participou de um dos minicursos realizados pelo docente Marcos Cristiano dos Reis, a disse que a atividade foi positiva, pois serviu para expandir e ao mesmo tempo “aprofundar o conteúdo” ensinado na sala de aula.

Danielle durante exposição de pôsteres

Já a ex-aluna da Licenciatura em Química, Danielle Ferreira Tizzo, prestigiou essa edição da Secitec e apresentou dois pôsteres, sendo que em um deles a jovem abordou sua experiência como professora numa instituição da cidade. Danielle comentou que muitos a questionam pelo fato dela ainda participar de eventos científicos, já que ela não é mais aluna da Instituição. Sobre isso, ela fez questão de enfatizar que não saiu do caminho da aprendizagem, e afirmou com convicção que “o aprendizado é o único bem que não pode ser roubado nem perdido [por nós]” por isso continua presente nos eventos.

Quantos aos ofertantes, os docentes Gilsimar Francisco de Souza (do Col. Est. José Flávio Soares) e Ricardo Gomes Assunção (do IF Goiano Câmpus Urutaí) ministraram juntos a oficina “Divertindo Com a Geometria”. Eles relataram surpresa com a capacidade dos participantes durante as aulas e afirmaram que os alunos eram “muito inteligentes”. Isso porque observaram que o público da oficina, (estudantes do técnico integrado) já possuíam uma boa base acerca do conteúdo apresentado e “compreenderam bem a proposta” da oficina.

Ricardo estava participando pela segunda vez de uma edição da Secitec do Câmpus Itumbiara, e comentou que este ano o Câmpus de Urutaí não realizou o evento. Ricardo afirmou ter gostado dessa nova oportunidade de estar presente na semana acadêmica, principalmente por considerar importante “sair do ambiente de sala de aula e ir para o científico”. Já o professor Gilsimar, disse ter ficado muito satisfeito porque a Secitec permitiu a troca de conhecimento entre alunos e professores da mesma área. Entusiasmado, ele também comentou que já pensa em se preparar para a próxima edição do evento em 2017.Professores Gilsimar e Ricardo e participantes da atividade

Veja fotos do eventos aqui: link 1, link 2, link 3 e link 4

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara