Página Inicial -> Notícias -> Doação

Doação

Câmpus doa 790 livros para entidade cultural de Itumbiara

Imagem: Reprodução do Facebook/Castelo das ArtesFoi com muita alegria e satisfação que o IFG Câmpus Itumbiara doou ontem, dia 26, 790 livros didáticos para a Associação Cultural e Artística de Itumbiara ACAI/Castelo das Artes - entidade sem fins lucrativos que reúne artistas e gestores culturais da região. A entrega foi feita pela presidente da Comissão Gestora da Conservação e Desfazimento de Livros Didáticos, Andrea Gomes Cardoso, e recebida por comitiva de membros do Castelo das Artes, representada pelo escritor Márcio Cabral, e acompanhada também por veículos de comunicação de Itumbiara.

Os exemplares doados são das áreas de geografia, história, biologia, espanhol, filosofia, inglês e sociologia, e foram doados à ACAI porque a Associação já desenvolve um trabalho de arrecadação, empréstimo e doação de livros na cidade. Andrea disse estar muito feliz e satisfeita por conseguir doar essa enorme quantidade de livros e, sobre a importância social e cultural do trabalho desenvolvido pelo Castelo das Artes, afirmou: “Fique encantada com tudo que vi e ouvi por lá e muito feliz também por saber que ainda existem muitas pessoas amantes da educação e da cultura”.

Imagem: Reprodução do Facebook/Castelo das ArtesJá o escritor Márcio Cabral comentou que embora a Associação já receba doações de livros da comunidade em geral, a “qualidade e volume” das obras doadas pelo IFG é muito importante, pois se torna “mais um atrativo” para aquelas pessoas que procuram o projeto “Leve um Livro” objetivando encontrar obras acadêmicas.

No mesmo dia em que entregou os livros na Associação, o Câmpus ainda recebeu a doação de três exemplares da obra “Meu coração ficou na curva do Rio Paranaíba”, de autoria de Lauro Ferrão, que é ligado ao Castelo das Artes e também membro do Conselho de Câmpus (ConCâmpus) do IFG de Itumbiara. Livros estarão disponivéis para empréstimo na Biblioteca

Comissão de Desfazimento

Com a implantação dos cursos técnicos integrados no Câmpus, em 2009, a Instituição passou a receber doações de livros pelo Programa Nacional do Livro Didático/PNLD – MEC. Assim, ao longo dos anos, foram acumulados 5000 livros ociosos, ou seja, que estão em bom estado de conservação, mas não serão mais aproveitados, uma vez que já foram utilizados pelo Câmpus durante três anos.

Então, devido ao grande número de exemplares acumulados, foi criada em 2015 a Comissão Gestora da Conservação e Desfazimento de Livros Didáticos “para dar maior visibilidade e transparência” ao processo de doação e organizar criteriosamente o desfazimento das obras, explicou a presidente da comissão, servidora Andrea. Além de promoção de campanha de doação, a Comissão procurou “doar o maio quantidade possível de livros para pessoas que pudessem utilizá-los como apoio pedagógico e/ou como instrumento de pesquisa e suporte de ensino”.

Assim, a fim de evitar que os livros pudessem ser destinados às cooperativas de reciclagem, a Comissão promoveu três etapas de doação para membros da comunidade acadêmica. Em seguida, instituições de ensino e outras entidades sem fins lucrativos também receberam doações de livros, como por exemplo: Colégio Estadual Jardim Cascata (localizado em Aparecida de Goiânia) Cooperativa de Pesca, Aquicultura e Agricultura Familiar de Goiás (Coopesgo), Escola de Ser (vinculada ao Centro de Orientação em Educação e Saúde de Morrinhos ) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Com essa doação ao Castelo das Artes, o Câmpus conseguiu zerar o estoque de livros ociosos na Instituição. “Leve um Livro”.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara