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Assédio Moral é tema de palestra para servidores do Câmpus

Bruna (à esquerda) e Sandra Lúcia durante palestra no Câmpus ItumbiaraA Equipe de Campanha de Combate e Prevenção ao Assédio Moral e Sexual esteve ontem, 31/10, no IFG Câmpus Itumbiara, para dialogar com os servidores sobre práticas de assédio e as formas de evitá-lo.  Além de distribuição de materiais informativos, a coordenadora de Assistência ao Servidor (CAS) do IFG, Sandra Lúcia Gonçalves, e a servidora Bruna Borges Frazão, responderam às dúvidas dos servidores sobre o tema.

O assédio moral se configura quando uma conduta abusiva acontece de forma intencional e frequente, de forma a denegrir a imagem de uma pessoa, ameaçar seu emprego e degradar o ambiente de trabalho. Sandra Lúcia explicou que a prática do assédio “gera adoecimento e desgaste” porque viola a integridade física e psicológica do indivíduo, o que acaba provocando um “efeito cascata” negativo na vítima, no ambiente de trabalho, na família e na sociedade. A coordenadora ainda salientou que o assédio pode ser praticado tanto por chefes quanto por subordinados. Ou ainda, especificamente no ambiente acadêmico, na relação entre aluno e professor e vice-versa.

Bruna Borges chamou atenção para o fato de que precisamos ter um olhar mais atento com demais, até mesmo como forma de identificar precocemente sinais em colegas que estão sofrendo com esse problema. Já Sandra Lúcia reforçou que além de saber as formas de prevenção ou até mesmo denúncia contra o assédio, não podemos ser coniventes ou indiferentes à prática, e tão pouco estimular atitudes vexatórias ou de zombaria com colegas no ambiente de trabalho.

Situações que não são assédio moral
•    Agressões pontuais, por serem situacionais, e geralmente sem intencionalidade de prejudicar;
•    Cumprimento de exigências profissionais;
•    Conflitos interpessoais (de ideias, opiniões, interesses) e
•    Más condições de trabalho.



 

Setor de Comunicação Social e Eventos.