Página Inicial -> Notícias -> Engenharia Elétrica

Engenharia Elétrica

Lançamento de foguetes de garrafa pet movimentou turmas da Engenharia Elétrica

Equipe vencedora com o foguete ClóvisVocê já imaginou lançar um foguete utilizando vinagre e bicarbonato de sódio? Pois saiba que isso é possível. Tanto que no mês de outubro, equipes do 3º período da Engenharia Elétrica, do IFG Câmpus Itumbiara, realizaram uma competição para ver qual foguete conseguiria atingir a maior distância em três tentativas. O destaque ficou com o foguete “Clóvis” que atingiu cerca de 70m.

O professor da área de Física, Marcelo Gustavo de Souza, explicou que a competição objetivou provocar a compreensão acerca de “algumas teorias apresentadas durante o curso de Física II – Mecânica, além de provocar o trabalho de um projeto em grupo”. Assim, durante o desenvolvimento do trabalho, os futuros engenheiros eletricistas puderam conferir na prática alguns dos conceitos estudados em sala de aula como: empuxo, lançamento oblíquo, força de arrasto, centro de gravidade e etc.

De acordo com o professor, semestralmente os alunos são estimulados a formar equipes e desenvolver projetos na área da física, juntamente com o um relatório detalhado sobre a construção do protótipo, proporção da mistura, pressão máxima atingida, distância máxima e etc. Quanto à realização da atividade no mês passado, Marcelo Gustavo afirmou que “a competição foi bem interessante” e estimulante para os alunos.

Quem também falou sobre a experiência foi o graduando Wesley Oliveira Gomes. O jovem comentou que antes da competição, ele e a equipe fizeram alguns testes com o foguete para verificar a capacidade do equipamento, mas que no dia da competição, o vento acabou atrapalhando o desempenho do protótipo. Apesar disso, Wesley afirmou ter gostado da atividade, e que essa foi uma boa oportunidade para colocar em prática as teorias de física explanadas em sala.Wesley (4º da esq. para a direita) juntamento com seus colegas da Engenharia e o prof. Marcelo (ao centro)

Funcionamento

A fuselagem dos foguetes é feitas com garrafas pet. No interior do protótipo, é adicionado o combustível, que é uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Quando essas substâncias são misturadas, elas reagem aumentado a pressão no interior do objeto. Essa pressão é a responsável por impulsionar o objeto para cima. As bases para o lançamento podem ser confeccionadas a partir de canos de aço ou PVC.  Além dos princípios químicos, a Lei da Ação e Reação de Newton também é empregada na atividade.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara