Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Notícias -> Palestra

Palestra

Imprimir

“Ética no Serviço Público” é tema de palestra para servidores do Câmpus Itumbiara

Profa. Marisa, presidente da Comissão de Ética do IFGIntegrantes da Comissão de Ética do IFG ministraram na tarde desta quarta-feira, 1º de fevereiro, palestra sobre a “Ética no Serviço Público” como parte da excelência na conduta do servidor, e consequentemente, em suas relações profissionais. A atividade é parte integrante da programação da Semana de Planejamento 2017/1, do Câmpus Itumbiara, que teve início na manhã de hoje (leia mais aqui).

Estiveram presentes no Câmpus a presidente da Comissão, Marisa Alves Vento, o suplente, Cristiano Domingues da Silva e a secretária executiva, Anna Caroline Baião Malaquias. Cada um dos membros abordou diferentes aspectos sobre o funcionamento e atuação da Comissão de Ética e da conduta profissional dos servidores.

Segundo Marisa, a falta de ética manifesta-se quando os quando os princípios da “verdade, bondade, unidade e beleza” não são respeitados ou ainda menosprezados nas relações de trabalho. Algo que acaba gerando tensões entre os profissionais e surgimento de doenças em alguns casos.  Nesse sentido, Marisa ressaltou que a Comissão do IFG atua com ênfase na prevenção e implantação da cultura da ética e não na punição do profissional; e destacou que é preciso ter atenção nas relações humanas, pois elas são “a base dos desvios de condutas éticas”

Cristiano citou que o mal atendimento é alvo de reclamações tanto na Comissão quanto na Ouvidoria do IFGReforçando a importância das relações, Cristiano Domingues afirmou que o mal atendimento do servidor público (seja entre setores ou com a comunidade externa) gera perda de credibilidade, insatisfação e prejudica a imagem da Instituição. E que por isso, é preciso evitar agir com apatia, impaciência, demora, desconhecimento ou não resolução do serviço.


Denúncia
Anna Caroline apresentou os canais de denúncia da ComissãoQualquer cidadão, pessoa jurídica, entidade ou associação poderá acionar a Comissão “visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico da instituição”.
A denúncia pode ser feita presencial ou anonimamente, via contato telefônico, postal ou correio eletrônico, confira aqui. No Câmpus Itumbiara, a servidora Regina Márcia, da Coordenação de Recursos Humanos e Assistência ao Servidor (Crhas) é o elo entre a Unidade e a Comissão de Ética.

 

Links
Guia está disponível para acesso on-lineConheça a página da Comissão de Ética do IFG.
Veja o Guia Informativo da Comissão.
Leia o Código de Conduta da Administração Federal.

 

 


Setor de Comunicação Social e Eventos Câmpus Itumbiara