Página Inicial -> Notícias -> Seminário Local

Seminário Local

Alunos egressos e bolsistas destacam a importância dos projetos de pesquisa desenvolvidos no IFG

Além das duas graduações, especialização e mestrado, Thiago Alves é aluno de doutoradoFamiliarização com instrumentos laboratoriais e metodologias de pesquisa, aumento do conhecimento, desenvoltura para falar em público, habilidade para trabalhar em equipe e solucionar problemas além, é claro, da preparação para cursos de mestrado e doutorado. Essas foram algumas das vantagens apontadas pelos participantes dos projetos de pesquisa, durante o Seminário Local de Iniciação Científica, ocorrido ontem, 21, no IFG Câmpus Itumbiara.

Participaram do seminário alunos e ex-alunos do Câmpus, além dos orientadores dos trabalhos, servidores da Unidade e convidados. Além da oportunidade de publicar de artigos em livros, revistas e eventos científicos, orientados e bolsistas falaram da oportunidade de participação em eventos internacionais, graças à atuação compromissada e dedicada aos projetos de pesquisa.

Palestrantes
Thiago Alves Lopes Silva foi um dos palestrantes do Seminário Local. Ele é professor da rede estadual há seis anos, graduado em Licenciatura em Química e Biologia, e foi recém-admitido no curso de doutorado. Thiago é um dos autores com artigo publicado no livro “Químico Forense Experimental” e afirmou que todas as conquistas alcançadas na carreira acadêmica “são fruto do trabalho árduo durante a graduação” e por todo o apoio recebido pelo IFG.

Adilson e Maraína apresentaram relatos de experiências vivenciadas em suas pesquisas de mestradoOs outros dois palestrantes também eram egressos da Licenciatura em Química: Adilson Ferreira Goulart e Maraína Souza Madeiros. Os dois foram aprovados no mestrado recentemente e contaram os momentos relevantes da trajetória estudantil durante a graduação. Adilson fez questão de ressaltar que os laboratórios de química do Câmpus Itumbiara estão aptos para o desenvolvimento de pesquisas de mestrado. Já Maraína chamou atenção para a “experiência gratificante” que teve ao participar do Grupo PET, onde pode aprimorar técnicas de laboratório e desenvolver habilidades para falar em público.

Seminário Local
O Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) é um evento anual onde alunos participantes dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica, gerenciados pela PROPPG, apresentam os projetos em desenvolvimento e seus resultados parciais à comunidade acadêmica.

Para a gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão (Gepex) do Câmpus, Blyeny Hatalita Pereira Alves, a iniciação científica “muda a visão do aluno” e melhora sua formação acadêmica.

Confira o álbum de fotos do Seminário no Facebook

Setor de Comunicação Social e Eventos -  Câmpus Itumbiara