APRESENTAÇÃO PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Pesquisa e Pós-Graduação no IFG
A pesquisa constitui-se como um dos pilares da formação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, a qual, por premissa, visa produzir conhecimentos nas diversas áreas e em sintonia com as demandas do desenvolvimento local, regional e nacional, de modo a atender aos interesses da sociedade e contribuir para uma formação humana e cidadã dos trabalhadores brasileiros, assegurando-lhes uma permanente atualização ante os avanços e desafios sociais e tecnológicos.
A pesquisa é a articulação dos saberes existentes com as necessidades dos indivíduos e da sociedade, afinal ciência e tecnologia são produções humanas marcadas por escolhas políticas e culturais. Por isso, a pesquisa vai além do caráter acadêmico atrelado à formação na pós-graduação. Ela tem como premissa a busca de respostas às necessidades que emergem na articulação entre os currículos desenvolvidos pela instituição educativa e os anseios da comunidade.
Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão:
Prof. Dr. Gustavo de Assis Costa (Portaria nº nº 1.928/2023)
Contato
Telefone: (64) 3514 – 9593
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Endereço: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, nº 775, Residencial Flamboyant, Jataí - GO, CEP: 75.804-714.
Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex)
De acordo com o Regimento Geral do IFG, a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) é responsável pela implementação das políticas e desenvolvimento das ações relacionadas à pesquisa, inovação, pós-graduação e extensão, em conformidade com as orientações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) , em consonância com as políticas definidas para o Instituto Federal de Goiás (IFG).
Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão: Prof. Dr. Gustavo de Assis Costa (Portaria nº nº 1.928/2023)
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Telefone: (64) 3514 – 9593
Técnico-administrativa: Bruna Mangabeira Ferreira de Medeiros
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Telefone: (64) 3514 – 9598
Horário: Segunda a sexta-feira: 07h às 13h
Técnico-administrativa: Débora Conceição de Lima
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Telefone: (64) 3514 – 9593
Horário: Segunda a sexta-feira: 07h às 13h
Acesse as orientações para Cadastro de Projetos de Pesquisa
Secretaria de Pós-Graduação
De acordo com o Regimento Geral do IFG, a Secretaria de Pós-Graduação, subordinada à Gepex, é responsável pelo acompanhamento dos processos de registros acadêmicos, matrículas e emissões de boletins, históricos e outros documentos oficiais relativos à vida acadêmica do aluno de pós-graduação do câmpus do IFG.
ATENÇÃO
O atendimento da Secretaria da Pós-Graduação será realizado presencialmente e também por meio do endereços de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço: Rua Riachuelo, nº 2090, Divino Espírito Santo, Jataí - GO, CEP 75.800-000.
Coordenadora da Secretaria de Pós-Graduação: Mara Sandra de Almeida
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Telefone: (64) 3514 – 9660
Coordenações dos Cursos de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
De acordo com o Regimento Geral do IFG, as Coordenações de Curso de Pós Graduação assessoram a Gepex e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, sendo responsável direta pelo projeto do curso; pela viabilização e acompanhamento de todas as atividades pedagógicas, desenvolvidas a partir do planejamento curricular ou por ações de pesquisa e extensão definidas pelas políticas institucionais, no âmbito do curso.
ATENÇÃO
O atendimento da Coordenação da Pós-Graduação do PPGECM é realizado presencialmente e também por meio do endereço de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço: Rua Riachuelo, nº 2090, Divino Espírito Santo, Jataí - GO, CEP 75.800-000.
Coordenador do Programa de Doutorado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do Câmpus Jataí: Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza
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Telefone: (64) 3514 – 9660
Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do IFG/Câmpus Jataí: Prof. Dr. Carlos Cézar da Silva
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Telefone: (64) 3514 – 9660
Técnica-administrativa: Liliane Paulino de Castro
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Telefone: (64) 3514 – 9660
Horário: Segunda a sexta-feira das 7h às 13h
Acesse a página do Programa de Pós-Graduação
Cadastro de Projetos de Pesquisa - Câmpus Jataí
ORIENTAÇÕES
Prezada/o Proponente:
1) Leia, com atenção, o Regulamento do Cadastro de Projetos de Pesquisa (Regulamento). Verifique os prazos.
2) Inscreva a proposta no SUAP (suap.ifg.edu.br), na barra lateral esquerda preta, em Pesquisa.
Em caso de dúvidas, consulte documentos e tutoriais Aqui.
3) Aguarde a emissão dos pareceres da Geppex e do Conselho Departamental, assim como a orientação para dar início ao Projeto.
4) Dê início ao Projeto e apresente todos os documentos solicitados pela Geppex, atentando-se aos prazos:
5) Caso haja necessidade de alteração de equipe ou prazos, envie à Geppex o seguinte documento preenchido.
6) Elabore o relatório final (Modelo de Relatório) envie à Geppex após a conclusão do Projeto.
7) Aguarde a emissão Certificado de Conclusão, que será encaminhado pela Geppex.
Tendo qualquer dúvida, procure a Geppex!!!
Indicadores
Grupos de Pesquisa |
Laboratório de Automação - Autolab Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade (NEPECS) Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências e Matemática (NEPECIM) Núcleo de Estudos e Pesquisa em Meio Ambiente (NEPEMA) Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estruturas (NEPE) Núcleo de estudos e pesquisas em planejamento urbano (NEPLAN) Núcleo de Informática em Educação (NINE) Núcleo multicampi de pesquisas e estudos em Linguagem (Numpel) Grupo de Pesquisa em Sistemas de Energia Elétrica Núcleo de Pesquisa em Gestão e Materiais de Construção no Câmpus Jataí (NGEMAT) |
Projetos de Pesquisa (CPP) |
As gírias em séries teens norte-americanas: discurso feminista e resistência simbólica Educação ambiental: concepções, regulamentação, práticas e proposições Impactos nas identidades docentes e discentes a partir do processo de concepção, criação e aplicação de tecnologias educacionais Aplicação e análise do índice de mobilidade urbana sustentável (IMUS) para a cidade de Jataí-GO INTERFACES, ECOSSISTEMAS E RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: Produção e avaliação de recursos didático-pedagógicos baseados em tecnologias digitais de informação e comunicação Análise de estruturas sujeitas a excitações sísmicas e forças estocásticas via redução de modelo por espaços de segunda ordem de Krylov utilizando o algoritmo SOAR – Second-Order Arnoldi Reduction Estudo de equações efetivas para condensados de Bose-Einstein repulsivos anisotrópicos Análise teórica do potencial de nanoestruturas de carbono dopadas para a detecção e captura de poluentes Planejamento de manutenção industrial utilizando algoritmo de evolução diferencial |
Projetos de Iniciação Científica/Tecnológica |
Material didático em Genética e Biologia Molecular para alunos cegos e com baixa Visão O jogo de xadrez como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física Caracterização das propriedades mecânicas do espaguete para utilização em concursos de ponte de macarrão Desenvolvimento de ferramenta didática para ensino e estudos de fundamentos de eletricidade e circuitos elétricos A tradução da série "On my block": das lutas de adolescentes às produções de gírias A Física do Outro Mundo:desvendando a ciência no universo do RPG Flores para Algernon: Uma discussão sobre Deficiência Intelectual na escola e no trabalho (PIBIC-AF/ Recursos da Instituição) Inspeção de pontes na cidade de Jataí/GO Estudo de viabilidade técnica da construção com terra utilizando o solo de Jataí-GO. Intercambio técnico-linguístico: glossário Português-Francês de termos técnicos da Engenharia de Estruturas Caracterização de pesticidas em meio gasoso e aquoso empregando a Teoria do Funcional da Densidade – Uma investigação teórica computacional das moléculas 2,4 D, Atrazina e Glifosato. Maquete representativa da sincronia entre o movimento orbital de um satélite de observação e a rotação da Terra. Desenvolvimento de software para pós_x005F_x0002_processamento de dados em estudos teóricos de interações inter/intramoleculares Robôs Móveis Autônomos: Adaptabilidade e Navegação em Ambientes Desafiadores Proposta de um Manual de Física Experimental para o Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Jataí do IFG Como são formados os sólidos geométricos? “A utilização de materiais manipuláveis para aprendizado dos conteúdos envolvendo Figuras Geométricas Planas e Espaciais.” Construção e avaliação prototípica de um robô cartesiano aplicado à Agricultura 4.0 Simulações para o Ensino de Física utilizando a linguagem Python Uso do Scratch para desenvolvimento de sequência didática para ensino e estudos de fundamentos de eletricidade e circuitos elétricos |
Seminário Local de Iniciação Científica 2024 - Data a definir
Objetivos
Divulgar as pesquisas realizadas por estudantes e servidores do IFG; colaborar para a conclusão e a preparação dos trabalhos para a apresentação no Seminário Institucional de Iniciação Científica; orientar a elaboração de submissão de novas propostas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação.
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Inscrições
Não haverá inscrições antecipadas.
Bolsistas, voluntários e orientadores estão automaticamente inscritos.
Ouvintes serão inscritos no momento dos eventos, mediante assinatura da lista de presença.
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Programação
Em construção
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Resumos
Os resumos deverão ser enviados pelo(a) orientador(a) à Geppex até o dia (data a definir).
Acesse aqui o Modelo de Resumo Expandido
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Apresentações
Bolsistas e voluntários terão 15min para apresentação, conforme o modelo abaixo, para uma banca composta por dois professores da área, seguida de 5min para cada membro da banca e mais 5min para considerações finais.
Acesse aqui o Modelo de apresentação de slides
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Certificação
Bolsistas, voluntários e orientadores receberão certificado de Apresentação do Trabalho.
Ouvintes receberão declaração de participação, via e-mail cadastrado na Lista de Presença.
Membros de banca receberão declaração específica.
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Divulgação Anos Anteriores
2023:
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2022:
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2021:
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2020:
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2019:
Mostra de iniciação científica (17/04/2019)
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2018:
Publicações dos Servidores
Livros publicados com participação de servidores do Câmpus Jataí
Acesse
Livro: Ensino por investigação, alfabetização científica e tecnológica
Participação em eventos
A profa. Dra. Rita Rodrigues de Souza participou do II Encontro de Pesquisa e Extensão em Processos Educacionais ocorrido nos dias 18, 19 e 20 de junho de 2018 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Itumbiara, com o seguinte tema: “Alfabetização Científica: impactos no ensino, na pesquisa e na formação de professores”. O evento foi promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Processos Educacionais – NuPEPE.
Durante o evento, a professora apresentou o relato de experiência Pesquisa/mostra científica: um instrumento de ensino e aprendizagem no ensino médio técnico integrado integral na sessão de comunicação oral Ensino por Investigação e Alfabetização Cientifica e Tecnológica I. O relato apresentado foi um dos 19 trabalhos selecionados para compor um livro em versão digital e impressa, segundo a profa. Dra. Marlene Ribeiro, presidente da Comissão Organizadora.


Nesta 12ª edição, o Connepi teve como tema “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, buscando fortalecer os debates sobre o papel dos Institutos Federais no desenvolvimento social e econômico do país e o caráter estratégico da ampliação dos investimentos na ciência e desenvolvimento tecnológico. O IFG, Câmpus Jataí foi representado pela apresentação dos resultados de dois projetos de extensão, em forma de pôster, das professoras Rita Rodrigues de Souza e Laísse Silva Lemos.
Relatos
RELATO
GUSTAVO DE ASSIS COSTA
ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL NO INESC TEC - Porto
A busca por um estágio pós-doutoral é um processo longo e que exige bastante disciplina e persistência por parte do candidato, envolvendo muita leitura e pesquisa. No meu caso, estive envolvido por um período de aproximadamente 2 anos, em busca de oportunidades pois, eu havia projetado realizar o estágio no exterior. Uma primeira limitação que encontrei foi a exigência, feita pela maioria dos institutos de pesquisa e/ou universidades, de se obter financiamento por meio de bolsa de pequisa. No meu caso, mesmo após ter sido aceito por um renomado pesquisador da Rutgers University (The State University of New Jersey - EUA), infelizmente não tive êxito na obtenção de bolsa nem pela CAPES e nem pela CNPq, principais órgãos financiadores de pesquisa no Brasil.
Mesmo assim, continuei com minhas buscas e encontrei a ERCIM (https://fellowship.ercim.eu/), Consórcio Europeu de Pesquisa para Informática e Matemática, que oferece bolsas para doutorandos de todo o mundo. Dentre as várias instituições participantes, fiz a busca por pesquisadores da minha área de interesse. Ao encontrar algumas oportunidades, tentei uma submissão de candidatura pela ERCIM mas, mais uma vez não obtive sucesso.
Mediante o cenário, resolvi mudar minhas estratégias e encontrei ótimas oportunidades procurando especificamente por centros de pesquisa aplicada, os quais ofereciam posições que iam de encontro aos meus interesses pessoais. Foi assim que consegui a aprovação por meio de edital público para uma bolsa de pós-doutorado pelo INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (https://www.inesctec.pt/), instituto associado à várias universidades, incluindo a Universidade do Porto, , aonde desenvolvi meus trabalhos.
O INESC é uma instituição privada sem fins lucrativos que desenvolve atividades de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, consultoria avançada e formação, e pré-incubação de novas empresas de base tecnológica. Os vários laboratórios existentes possuem associação com as principais universidades de Portugal.
Figura 1: Prédio do INESC TEC, junto à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
A bolsa tinha como objetivo o estudo e desenvolvimento do estado da arte de métodos da área de Inteligência Artificial, como Data Mining, Machine Learning e Deep Learning, aplicados a problemas de manutenção preditiva através da construção de modelos de detecção antecipada de anomalias. O projeto, intitulado FailStopper, envolvia a análise de dados de sensores que foram preliminarmente instalados em dois vagões do Metro do Porto para monitoramento das unidades de ar comprimido.
Figura 2: Oficina de manutenção do Metro do Porto em Guifões, Portugal.
As unidades de produção de ar comprimido da frota do Metro do Porto é um sistema sem redundância que mais contribui para o cancelamento de viagens em operação.
Figura 3: Unidade de ar comprimido do vagão do Metro do Porto
Como resultado, foi desenvolvido um Software de monitoramento on-line que, a cada cinco minutos, processa os arquivos com os respectivos dados produzidos pelos sensores. Por meio da interface do sistema, os responsáveis pelo processo de manutenção do Metro do Porto poderão acompanhar a evolução dos sinais obtidos, acompanhar a sinalização de alarme quando houver alguma avaria previamente detectada pelo modelo, além de poderem visualizar a localização em tempo real dos vagões.
Seguem abaixo a visualização de algumas telas da interface do Software que foi desenvolvido para o projeto.
O desenvolvimento deste projeto foi extremamente desafiante e ao mesmo tempo motivante para mim pois trouxa à tona diversos desafios conceituais e práticos no tocante ao uso de diferentes ferramentas e modelos. Foi bastante produtivo vivenciar o ambiente de produção técnica de alto nível, com o clima organizacional de uma instituição que atende a várias empresas ao redor do mundo. Além do desafio profissional, houveram também os desafios culturais, climáticos e de costumes. Para mim e para minha família, este período de de estada em Portugal foi um desafio mas também um grande aprendizado para todos.
Foto da família às margens do Rio Douro
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2018:
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SNCT
SEMANA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SECITEC
CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONEPE
SEMANA TÉCNICO-CIENTÍFICA CULTURAL - SEMANTEC
2022
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem como finalizade mobilizar a população em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação e como proposta apresentar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.
A SNCT no Instituto Federal de Goiás está alinhada à missão dos Institutos Federais de formar e qualificar profissionais para os diversos setores da economia e promover o desenvolvimento tecnológico em estreita articulação com os setores produtivos e com a sociedade, oferecendo mecanismos para a educação continuada.
A SNCT/IFG ocorrerá entre os dias 17 e 21 de outubro de 2022 simultaneamente em vários câmpus da Instituição.
O objetivo principal do evento é o de reunir servidores e discentes de todos os cursos do IFG, que serão futuros profissionais, para comunicar, analisar e discutir o que há de mais recente em produção de conhecimento, focalizando os principais avanços, assim como as dificuldades enfrentadas e o que trazem como contribuição para pensar a educação, a ciência e a tecnologia em nosso País, ao mesmo tempo, promover a fruição cultural e artística elaborada e difundida por servidores e estudantes do IFG. Para tanto, serão realizadas ações como minicursos, palestras, mesas redondas, comunicações orais, apresentações e discussões de trabalhos, filmes e exibições culturais e artísticas, incluindo atividades on-line.
Programação online
A programação on-line é composta por:
18/10 - 19h: Projeto de Extensão Quilombos Sustentáveis em Rede: relatos de Experiência em Goiás e Moçambique. Link: Canal do Youtube
19/10 - 19h: Projetos de Iniciação Tecnólógica nas Escolas Públicas. Link: Canal do Youtube
20/10 - 19h: Mostra das Oficinas 4.0. Link: Canal do Youtube
21/10 - 14h: Submissão de projetos ao Comitê de Ética do IFG. Link: Canal do Youtube
21/10 - 19h: Mulheres, Tecnologia e Ciência. Link: Canal do Youtube
24/10 - Experimento: Rap Documentário. Link: Canal do Youtube
Inscrições
Para realizar as inscrições, acesse o Sugep, Clicando aqui.
Programação presencial - Câmpus Jataí
No Câmpus Jataí, serão realizados vários eventos conjuntos:
SEMANTEC - visite o site da Semantec
CONEPE - visite o site do Conepe
ENCONTRO DE EGRESSOS - visite o site do I Encontro de Egressos
Programação - outros Câmpus do IFG
Clique em cada Câmpus para verificar a Programação:
Câmpus Águas Lindas
Câmpus Cidade de Goiás
Câmpus Formosa
Câmpus Itumbiara
Câmpus Goiânia
Câmpus Jataí
Câmpus Luziânia
Câmpus Uruaçu