1º Seminário de Assistência Estudantil

IFG realiza 1º Seminário de Assistência Estudantil

Nos próximos dias 14 e 15 de setembro, estudantes e servidores ligados à assistência estudantil do Instituto Federal de Goiás estarão reunidos no Câmpus Aparecida de Goiânia (miniauditório do blobo B). Essa é a primeira edição do Seminário de Assistência Estudantil e pretende ser um espaço de debate e formulação de propostas para a área, dentro da Instituição.

As inscrições para participar das atividades já estão abertas e podem ser feitas aqui. Toda a comunidade acadêmica pode participar, com foco nos servidores que atuam diretamente com assistência estudantil e os próprios estudantes. São ofertadas 80 vagas para o evento. No ato da inscrição, os participantes deverão se inscrever para as duas atividades disponíveis (seminário e encontro), sendo que na opção encontro, a escolha deve ser para participação em apenas um grupo de trabalho (GT).

Coordenadora-geral de Assistência Estudantil do IFG, Mônica de Oliveira Fernandes, destaca a importância desse primeiro Seminário. “O evento vem em nesse momento pois regulamentamos a Política de Assistência Estudantil e nunca tivemos um debate entre alunos e servidores. Vamos construir uma proposta em conjunto”, afirma.

Durante os dois dias de evento serão discutidas a normatização dos programas da Política de Assistência Estudantil, a implantação do Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Específicas (Napne), os critérios de distribuição dos recursos da assistência entre todos os câmpus, a pesquisa sobre a efetividade dos auxílios na permanência dos estudantes no IFG, estratégias para utilização dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o fortalecimento das coordenações de Assistência Estudantil.

Programação

As atividades do Seminário de Assistência Estudantil terão início na manhã do dia 14, às 8 horas, com o credenciamento. Das 9 às 10 horas será realizada a mesa de abertura, com participação do reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, e do pró-reitor de Extensão (pasta a qual está ligada a assistência estudantil), Sandro de Lima. O tema será: As perspectivas institucionais da Política de Assistência Estudantil do IFG. A manhã segue com debate sobre a assistência estudantil no Brasil e à tarde a discussão será o orçamento. No dia 15 serão realizados grupos de trabalho para encaminhamento de propostas ao final do evento (veja a programação completa).

Mais informações podem ser obtidas no telefone da Pró-reitoria de Extensão: (62) 3240-7750.

Para participar do evento, acesse a página de inscrições.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.