Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial

Conhecendo o IFG 2016

Imprimir

Câmpus Uruaçu recebe escolas parceiras no projeto Conhecendo o IFG

De hoje até dia 7 de outubro, quem chegar no IFG – Câmpus Uruaçu encontrará uma diversidade de alunos e professores com uniformes de escolas de Uruaçu e região. Nesses dias está sendo realizado o Conhecendo o IFG, projeto que traz turmas de 9º ano de escolas parceiras para visitar o câmpus e descobrir o que é o Instituto Federal de Goiás, os seus cursos técnicos e as formas de ingresso na Instituição. O projeto está sendo realizado pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX).

O Conhecendo o IFG é executado no Câmpus Uruaçu desde 2010. Segundo a servidora e colaboradora do projeto, Marcilene Dias Bruno de Almeida, cerca de 600 alunos de outras escolas participam anualmente do programa de visitação ao câmpus. “Os alunos conhecem as características de cada curso e podem escolher melhor a área que pretendem cursar”, Marcilene comenta sobre o projeto.

Na edição de 2016, a estimativa é que venham 496 alunos de 11 escolas do município de Uruaçu, sendo nove públicas e duas particulares. Também são esperados 150 alunos de Campinorte, vindos de três escolas do município, duas públicas e uma privada. As turmas começam a chegar a partir das 7h30 e permanecem no IFG por duas horas.

Ao chegarem no Câmpus, os alunos são recebidos com café da manhã e uma breve palestra sobre o IFG. São comunicadas informações sobre os processos seletivos para os cursos técnicos, seu número de vagas e a missão do Instituto Federal de Goiás. Após o café, eles prosseguem com o programa do projeto, conhecendo as demais dependências e servidores da Instituição.

Cada turma é acompanhada por uma equipe de dois monitores, composta por um servidor e um discente da Instituição. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer todos os espaços do câmpus e recebem um tour especial pela biblioteca e os laboratórios. Para o servidor Leonardo Teles Lima, monitor que acompanhou a turma da Escola Pastor Johatan, “os alunos ficam impressionados com a estrutura do IFG e entusiasmados para vir estudar aqui”.

Para a responsável pela turma da Escola Pastor Johatan, professora Terezinha Fernandes de Carvalho, o Conhecendo o IFG leva os alunos a pensar sobre a própria carreira e os ajuda a escolher que caminho seguir. A professora ainda aponta que os laboratórios são muito importantes para uma Instituição de Ensino. “As aulas não são só da teoria, os alunos podem aprender tudo na prática”, ela declara.

Para a aluna de 9º ano da professora Terezinha, Natália Sousa Pádua, conhecer o IFG pessoalmente mudou bastante a imagem que ela tinha da Instituição. “Eu achava que aqui era tudo muito difícil, mas agora estou achando interessante, gostei bastante das pessoas”, comenta a estudante, que já  mudou sua opção de curso após participar do projeto. “Eu pensava em fazer informática, mas agora gostei muito de química”, confessa Natália.

O ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG ocorre através de processo seletivo realizado anualmente. Os editais são divulgados na página do Centro de Seleção. Os cursos técnicos do Câmpus Uruaçu têm duração de três anos e são gratuitos.

 

Coordenação de Comunicação Social - Câmpus Uruaçu.