Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial

Olimpíada de Língua Portuguesa

Imprimir

Alunas do Câmpus Uruaçu vão para etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, selecionou os trabalhos de duas alunas do IFG - Câmpus Uruaçu para concorrer na etapa estadual da Olimpíada. Os textos aprovados foram "O cerrado inundado pela ganância", artigo de opinião de Bruna Batista Santana, aluna do 2º ano do curso técnico integrado em química, e "Maldita sorte", crônica escrita por Patrícia Gomes Guerra Silva, aluna do 1º ano do curso técnico integrado em química.

Os trabalhos submetidos para a Olimpíada são vinculados a uma equipe, composta pelo aluno autor do texto e pelo professor que acompanhou o processo de produção textual. As professoras Marcela Ferreira Matos, orientadora de Bruna Batista, e Maria Aparecida de Oliveira Borges, orientadora de Patrícia Gomes, também concorrem na Olimpíada.

O tema proposto nesta quinta edição do concurso foi "O lugar onde vivo", que visa articular os vínculos dos alunos com a própria comunidade. O tema pôde ser trabalhado em quatro categorias diferentes - poema, para alunos do 5º ao 6º ano do ensino fundamental; memórias literárias, do 7º ao 8º ano do ensino fundamental; crônica, para o 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio; e artigo de opinião, para os alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio. Os professores também concorrem em uma categoria especial, o relato de prática, no qual descrevem o desenvolvimento das oficinas de formação realizadas durante a Olimpíada.

A seleção dos textos para a Olimpíada de Língua Portuguesa já passou pela etapa escolar, em que cada escola escolheu um texto por categoria para representa-la na etapa municipal, que selecionou de um a quinze textos das escolas locais para competir na etapa seguinte, a estadual. A comissão julgadora estadual tem até dia 11 de outubro para divulgar os 500 trabalhos semifinalistas que irão competir na etapa regional - 125 por categoria. Dos encontros regionais, serão selecionados 152 textos finalistas de todo o Brasil, 38 por gênero. Na etapa nacional, serão selecionados os 20 textos vencedores, com cinco vagas por categoria, e os 28 melhores relatos de prática escritos pelos professores.

Os 500 alunos e professores semifinalistas serão premiados com medalha, livros e participação em oficinas culturais e de formação. Cada membro das 152 equipes finalistas receberão medalha e um tablet, e as suas escolas receberão placa de homenagem. Os 20 alunos e professores vencedores ganharão medalha, um notebook e uma impressora, enquanto as suas escolas receberão dez computadores, uma impressora, um projetor, um telão para projeção e livros. Os 28 professores com os melhores relatos de prática serão premiados com um notebook.

A Olimpíada de Língua Portuguesa faz parte do programa Escrevendo o Futuro, iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A cada etapa do concurso, o Cenpec promove oficinas presenciais e/ou à distância, coordenadas pelos professores das escolas vinculadas à Olimpíada, dando apoio ao ensino da leitura e escrita em todo o país.


Coordenação de Comunicação Social - Câmpus Uruaçu.