Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial

PMIPES

Imprimir

Abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica

Os estudantes do Instituto Federal de Goiás que desejam participar do Programa de Mobilidade Acadêmica (PMIPES) já podem realizar suas inscrições. Os interessados têm de hoje, 12 de setembro, até o dia 14 de outubro para se inscrever para cursar componentes curriculares de seus cursos em outras instituições públicas de ensino superior de Goiás no 1º semestre de 2017.

O PMIPES é resultante de um acordo de cooperação celebrado entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás (IPES-GO) e tem como objetivo propiciar aos estudantes de graduação do IFG, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), regularmente matriculados, a possibilidade de cursar componentes curriculares, de seu curso, em instituições diferentes da sua de origem.

Segundo a coordenadora do PMIPES no IFG, Nathália Barcelos, o estudante, ao decidir cursar, por até dois semestres letivos consecutivos, disciplinas em outra instituição de ensino, tem a oportunidade de conhecer outras realidades acadêmicas e formativas. Além disso, o discente tem a chance de construir uma ampla rede de contatos e oportunidades: “o programa é uma grande chance de aprimorar a formação acadêmica e experiencial do discente”, ressaltou a coordenadora.


Inscrições

De acordo com as informações sobre o Programa, o primeiro passo dos estudantes interessados é se certificar de que a instituição para a qual o aluno deseja ir oferece o mesmo curso que o seu e se as disciplinas a serem cursadas são equivalentes (carga horária e ementa). Também é fundamental conversar com a coordenação do curso de destino, para saber se essas disciplinas serão ofertadas no semestre subsequente ao da inscrição no programa. Além disso, é preciso ter acesso ao ementário previsto no projeto de curso, que irá subsidiar a coordenação no IFG a deliberar quais serão as disciplinas a serem solicitadas.

Depois dessa etapa, é necessário ir à coordenação de curso no IFG e preencher o formulário de solicitação da participação no PMIPES. O rol de disciplinas, contido no formulário de solicitação, deverá ser articulado pelo estudante sob a orientação direta da coordenação de curso, para que as disciplinas cursadas durante a mobilidade sejam aproveitadas em sua totalidade após o retorno do discente.

O coordenador de curso será o responsável por analisar o pedido. Após essa análise, o processo deve ser encaminhado, via protocolo, à coordenadora institucional do PMIPES no IFG, com a solicitação acompanhada da documentação descrita no próprio formulário (cópia dos documentos pessoais, histórico escolar original [com assinatura da Coordenação de Registros Acadêmicos – Corae], carta de responsabilidade e ementário das disciplinas cursadas até o presente semestre).

O estudante deverá aguardar resposta da instituição receptora. Tanto em caso positivo como negativo, o aluno e o coordenador serão informados pela Coordenação Institucional do IFG. O discente será avisado também pela coordenação sobre o período de matrícula a ser realizada na instituição receptora. É importante, nesse sentido, ressaltar que todas as ações têm prazos que, se não cumpridos, acarretarão no indeferimento automático da solicitação.

Para mais informações sobre o PMIPES, acesse http://www.ifg.edu.br/proen/index.php/programas/136

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.