V SECITEC - Mostra de Ciências

Sustentabilidade é destaque na Mostra de Ciências da V SECITEC

A Mostra de Ciências da V SECITEC começou hoje, às 15h, e vai até às 18h. Estão sendo apresentados diversos trabalhos dos cursos técnicos integrados do câmpus, em temas variados como renovação e sustentabilidade, alimentação, entre outros.

Um dos trabalhos da área de sustentabilidade é do 3º ano de edificações, que está lançando o projeto de um ecoponto, que será instalado permanentemente no câmpus. O ecoponto será uma unidade de recolhimento de papéis que serão doados para uma cooperativa de reciclagem.

Segundo a aluna do 3º ano de edificações, Karla Rafaela, "o IFG tem uma demanda muito grande de papel que, depois de usado, costuma ser desperdiçado". Sua colega de turma, Melissa Silva, complementa que "o ecoponto vai ser construído com estrutura de madeira e paredes de garrafas patch". A dupla ainda alerta que o papel depositado não pode ser amassado e que o ecoponto será adequado para o depósito de papéis em sua forma integral.

O 3º ano de informática também está apresentando um projeto de instalação permanente no câmpus. Trata-se de um sistema de arrecadação e distribuição de livros que toda a comunidade pode participar. Ao longo da semana, o projeto arrecadou cerca de 60 livros que podem ser reaproveitados.

"Qualquer tipo de livro pode ser doado, seja literário, didático, não importa," comenta o aluno do 3º ano de informática, Paulo Vitor. "Os livros em bom estado de conservação ficam no estande e qualquer um que se interesse pode pega-los. Os livros em estado ruim são doados para a cooperativa de reciclagem", conclui o estudante. Este e o projeto do 3º ano de edificações são ambos coordenados pela professora Eleusa Leão.

Alimentação saudável

O 1º ano de química apresentou um trabalho sobre alimentação e sustentabilidade a partir das conservas de alimentos, aferindo as suas características, tipos e  diferenças entre conservas. Segundo a coordenadora do trabalho, professora Núbia Abadia, o consumo regular de alimentos em conserva pode trazer diversos benefícios à saúde, como apresentaram os seus alunos durante a Mostra de Ciências.

O curso de enfermagem da Faculdade Serra da Mesa (FASEM) também prestigiou o evento. Alunas do 4º período apresentaram trabalho sobre alimentação saudável através de castanhas, nozes e outros alimentos típicos. Segundo as estudantes, uma alimentação rica em nutrientes é importante para a prevenção de diversas doenças. O trabalho foi coordenado pela professora do curso de enfermagem da FASEM, Ivani Miranda.

Diversos outros trabalhos, nestas e outras áreas do conhecimento, estão sendo apresentados na Mostra de Ciências da V SECITEC. Vale a pena conferir a programação de todos os trabalhos e apresentações, que continuam após a Mostra de Ciências (veja a seguir).

V SECITEC

A programação da SECITEC começou às 8h da manhã de hoje, mas a abertura oficial do evento será realizada às 19h desta noite, com a palestra Um Olhar Sobre O Caminhar Das Nossas Escolhas Alimentares E Suas Externalizações. A palestra será ministrada pela professora do Câmpus Águas Lindas do IFG, Keley Silva Pereira Navarro.

Logo em seguida à palestra, a SECITEC irá receber a Camerata de Violões de Barro Alto para encerrar o primeiro dia do evento. O espetáculo será realizado às 20h30 e toda a comunidade está convidada a prestigiar o grupo de violonistas.

Acompanhe a programação da V SECITEC.

Coordenação de Comunicação Social - Câmpus Uruaçu.