• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Inauguração

Aula inaugural da Engenharia Ambiental enfatiza a contribuição do IFG na área de Meio Ambiente

Aula inaugural da Engenharia Ambiental realizada hoje (19/03) no Teatro do IFG.Homenagens, história e exposição de conhecimento marcaram a manhã desta terça-feira, 19 de março, no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia, durante aula inaugural do curso de Engenharia Ambiental, realizada no Teatro do IFG. A abertura do curso contou com a presença do reitor do IFG, alunos e autoridades convidadas e teve ainda a palestra: O Papel da Engenharia Ambiental em uma Sociedade de Riscos, com o engenheiro ambiental graduado pela Universidade de São Paulo (USP), Davi Gasparini Fernandes Cunha.

A partir de sua experiência acadêmica e profissional em São Paulo, o engenheiro ambiental, graduado pela Escola de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorando no Departamento de Hidráulica e Saneamento na mesma universidade, Davi Gasparini Fernandes Cunha falou aos novos estudantes da Engenharia Ambiental do IFG sobre os fatores que irão permear a trajetória acadêmica desses, como: bases conceituais, ecossistemas, impactos ambientais e ações mitigadoras, além da palavra-chave, sustentabilidade, que, segundo o palestrante, estará presente durante todo o curso.

Compuseram a mesa diretiva da aula inaugural o reitor do IFG, professor Paulo César Pereira; o diretor-geral do Câmpus Goiânia, professor Edison de Almeida Manso; o chefe de departamento de áreas acadêmicas 2, José Martins do Carmo; e o coordenador de Meio Ambiente, Paulo Diniz da Silva. Entre as autoridades convidadas compareceram o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Pedro Wilson; rPalestrante Davi Gaspirini Fernandes durante aula inaugural da Engenharia Ambiental.epresentando a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Hélio Naves e mais outros convidados representantes de instituições ligadas à área ambiental em Goiás.

Estiveram presentes também o diretor-executivo, José Sérgio Sarmento; o pró-reitor de Administração, Paulo Francinete; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Jerônimo Rodrigues da Silva; o Diretor de Administração do Câmpus Goiânia, Paulo Cezar Pereira; o Gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, José Luis Domingos; o Gerente de Apoio Acadêmicos e Assuntos Educacionais, Alexandre Silva Duarte; o chefe de departamento acadêmico 4, Elder Geraldo Domingues e demais servidores do Câmpus Goiânia.

Marco institucional

Para o rePlaca comemorativa do curso de Engenharia Ambiental.itor do IFG, Paulo César Pereira, a inauguração do curso de Engenharia Ambiental representa um avanço institucional e uma conquista para toda a comunidade. O reitor lembrou que o Instituto tem se destacado entre as poucas instituições de ensino muito bem avaliadas em Goiás e no Brasil. “Hoje é uma data festiva, mas também o ato exige nossa atenção e responsabilidade, porque o MEC irá avaliar o nosso curso, a partir de agora, todo o tempo. E queremos formar muitos engenheiros e contribuir para este país. Temos muito que fazer, mas passos importantes foram dados”, destacou o reitor ao se reportar aos novos alunos de Engenharia Ambiental no IFG.

O reitor do IFG e mais o diretor-geral do Câmpus Goiânia receberam das mãos de alunos do Câmpus Goiânia uma placa comemorativa em alusão à abertura do novo curso.  No evento, houve um momento de homenagens conduzido pelo professor Aldo Muro aos primeiros docentes da área de Meio Ambiente na Instituição: João Aguinaldo da Costa, Álvaro Sampaio e Wanderlei Elias Perez, que foram agraciados com singelas lembranças pela contribuição nos 33 anos em que a área de Meio Ambiente integra o currículo acadêmico da Instituição. Ao final da cerimônia, foram plantadas três mudas de Palmeira Azul no pátio do câmpus, que foram doadas pelo reitor do IFG.

Expectativas dos discentes

Para a aluna, Débora Raíssa Marçal, 16 anos, o desejo de cursar Engenharia Ambiental já fazia parte dos seus planos, desde a época que ingressou no curso técnico integrado em Controle Ambiental no Câmpus Goiânia. “Os professores do IFG estão inseridos no mercado de trabalho e tenho certeza que o curso será de grande riqueza”, destacou a estudante.

Outro aluno, Gustavo Lopes, 17 anos, disse que passou no IFG por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Gustavo vislumbra ter uma boa oportunidade no mercado de trabalho graduando-se como engenheiro ambiental.

Confira mais fotos na página do Câmpus Goiânia no Facebook

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia.