IFG Aparecida comemora aprovações de estudantes do EMI em cursos de graduação
O Comitê Local de Acompanhamento de Egressos e a Direção-Geral do Câmpus parabenizam as conquistas dos estudantes
A aprovação dos estudantes do Ensino Médio Técnico do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia em cursos de nível superior é sempre motivo de comemoração pela comunidade acadêmica do câmpus. Os resultados que estão sendo divulgados por diferentes instituições a partir das provas do Enem, vestibulares e outras formas de ingresso revelam nomes de ex-estudantes dos cursos técnicos integrados em Alimentos, Edificações, Química. O diretor-geral do câmpus, professor Eduardo de Carvalho Rezende, parabeniza os estudantes aprovados pelo esforço que empreenderam nos estudos e parabeniza também os servidores docentes e técnicos pelo trabalho na formação integral dos estudantes do IFG. “É um orgulho trabalhar numa instituição que forma profissionais, forma cidadãos, forma homens e mulheres capacitados para ingressar em suas respectivas áreas profissionais e no mundo do trabalho”, declarou Eduardo.
O Comitê Gestor Local de Acompanhamento de Egressos do Câmpus Aparecida de Goiânia está parabenizando todos os ex-alunos que conquistaram uma vaga no ensino superior, destacando que a aprovação é resultado de muito esforço, dedicação e compromisso com o conhecimento. Entre os nomes já verificados pelo Comitê, está o de Maria Luísa Alvarenga Oliveira, que fez o curso Técnico em Edificações e teve várias aprovações: Matemática (UNESP, UEMS e UNIOESTE), Licenciatura em Dança (UFG e IFG), Educação Física (UEG e PUC-GO) e Ciências Sociais (IFG). A estudante escolheu fazer Educação Física na Universidade Estadual de Goiás (UEG): “Era o curso que eu queria mesmo”. Ela conta que algumas disciplinas do Ensino Médio Técnico a influenciaram na decisão, tomada também a partir de diálogos com familiares e professores.
O estudante Gabriel Guimarães Mendes, aprovado para o curso de Engenharia Civil no IFG e no IF Goiano e em Engenharia elétrica na UFMA, considera que ter feito o curso Técnico em Edificações foi fundamental para sua escolha e para sua aprovação. “Foi a partir do IFG que eu comecei a me ingressar no campo da construção civil, uma área que hoje eu enxergo como um futuro na minha vida”, afirma. Quando era estudante de Ensino Médio no IFG Aparecida, Gabriel Mendes venceu duas vezes a Olimpíada Internacional de Física e Cultura, tendo obtido medalhas de cobre em 2023 e prata em 2024. Ele tinha o sonho de cursar Engenharia Civil, que agora começa a ser realizado. Sua escolha, entre as aprovações, foi pelo IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia.
Também tiveram interesses despertados pelo curso Técnico em Edificações, os estudantes Maria Luiza Figueiredo, aprovada para Arquitetura e Urbanismo na UFG; Rafaela Mendes Arlindo Costa, aprovada para Engenharia Civil no IFG; Mariana de Araújo Moreno, aprovada em Engenharia Civil na UFG e em Arquitetura e Urbanismo na UnB; e Davi Bueno, aprovado para Engenharia Elétrica no IFG. O mesmo pode ser observado nas opções de três egressas do curso Técnico Integrado em Alimentos: Maria Hadassa Cesario de Abreu Rocha, Evellyn Costa Portelo e Lorrane Cristina Cruz de Oliveira. As três foram aprovadas no curso de Engenharia de Alimentos da UFG. No caso de Lorrane, houve mais uma aprovação: Agronomia, no IF Goiano - Câmpus Hidrolândia.
O envolvimento dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio com a área de Artes no IFG também revela relação na trajetória acadêmica de alguns estudantes. É o caso de Maria Luiza Alves, que fez o curso Técnico Integrado em Química e foi aprovada para o curso de Direção de Arte na UFG. Ela diz que sempre sonhou em trabalhar na área, mas que estudar no IFG Aparecida também contribuiu para a consolidação de sua escolha. “As vivências dentro da Instituição, as amizades e profissionais que conheci durantes esses três anos me fizeram descobrir o que eu realmente queria pro meu futuro”, declarou.
Steffany Lorrany Pereira Neves, também egressa do Técnico Integrado em Química, foi aprovada para o curso de Pedagogia Bilíngue no IFG e Tradução e Interpretação em Libras/Português - Bacharelado na UFG. Ela conta que sua aprovação é a realização de um sonho, que também ganhou força no IFG. “A língua de sinais sempre me encantou. Tenho um primo que tem deficiência auditiva e minha tia lutou para conseguir ser fluente na língua de sinais. Isso me inspirou muito”. Steffany começou a estudar Libras em sua igreja e fez aulas também no IFG Aparecida, em disciplina optativa. Ela já trabalha como Técnica em Química e diz que sua família está comemorando muito sua aprovação no curso de Pedagogia Bilíngue, em especial a sua mãe: “sempre me apoiou e vibrou comigo em todo o processo seletivo, ela chorou mais que eu”.
Avise a gente!
O Câmpus Aparecida de Goiânia está divulgando cards comemorativos, nas redes sociais Instagram e Facebook, com imagens dos egressos aprovados em cursos de graduação. Se você ou um/a colega foi aprovado/a e não aparece nos cards, envie pra gente as informações (nome completo, curso que fez no IFG, curso e instituição para o qual foi aprovado/a) e também uma foto para ccs.aparecida@ifg.edu.br.
Coordenação de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais