EXTENSÃO

Inscrições para a quarta turma de doulas no Câmpus Águas Lindas prorrogadas até 10 de março

Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 11h18 | Última atualização em Terça, 05 de Março de 2024, 12h02

Seleção consiste em participação obrigatória de palestra e sorteio das vagas

imagem sem descrição.

(Atualizado em 1º/3/2024) O Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas para a quarta turma de formação de doulas, profissionais que auxiliam as gestantes dando suporte físico e emocional durante a gestação, parto e pós-parto. As inscrições podem ser feitas até 10 de março, mediante o preenchimento do formulário: https://forms.gle/skqSFqBDmWhBP6ka8.

As candidatas que preferirem fazer a inscrição presencial podem comparecer no Câmpus Águas Lindas, nos dias 26 e 27 de fevereiro, na sala da Gepex, das 10h às 15h. Para participar da seleção é preciso ser do gênero feminino, ter no mínimo 18 anos e morar no município ou região do câmpus escolhido.

De acordo com a Chamada Pública Nº 02/2024, são ofertadas 30 vagas no Câmpus Águas Lindas para o primeiro semestre de 2024, sendo 6 vagas para comunidade interna e 24 vagas para comunidade externa. A seleção consiste na participação obrigatória e presencial na palestra sobre o curso, que ocorrerá no dia 13 de março, às 14h30min, no câmpus escolhido no ato da inscrição.

As matrículas serão realizadas após a palestra e o sorteio das vagas, caso a quantidade de inscritas seja maior que o número de vagas. A documentação necessária para efetivar a matrícula está disponível no item 6 do edital, e deverá ser apresentada em original e fotocópia.

Sobre o curso

O Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Doulas é ofertado pelos câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) localizados no entorno do Distrito Federal (Águas Lindas, Formosa, Luziânia e Valparaíso), em uma parceria com o Instituto Matriusca e com a Associação de Doulas do Distrito Federal e Entorno, as Doulas RIDE.

O curso é ofertado no modelo híbrido (online e presencial) e possui a carga horária de 246 horas. As aulas terão início no dia 18 de março, com aulas online ao vivo de segunda a sexta-feira, e presenciais aos sábados pela manhã.

Terceira turma de doulas formou-se em 2023
Terceira turma formou 58 novas doulas em 2023

Para a coordenadora do curso, Camila Roberta Estefano, a formação é uma oportunidade para mulheres que atuam na área e para aquelas que desejam ter uma nova profissão. “A doula surge como uma estratégia na saúde pública, muitas vezes traduzindo termos e tirando as dúvidas da paciente. A sua presença no sistema de saúde é garantido por lei, oferece segurança e cria uma ponte entre os profissionais da saúde e a mulher. Ela faz o acompanhamento específico para a gestante, o que atribui à doula um importante papel de apoio físico e emocional, tanto para a mulher e quanto para toda a família”, destaca Camila.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas