Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Alimentação Escolar

Comissão Local do PNAE visita propriedades rurais fornecedoras de alimentos em 2025

Publicado: Sexta, 28 de Março de 2025, 15h44 | Última atualização em Segunda, 31 de Março de 2025, 16h10

Frutas, pães, biscoitos, pães de queijo e iogurte serão entregues aos alunos do Ensino Médio no mês de abril

Comissão Local visita propriedade no Projeto Paranã
Comissão Local visita propriedade no Projeto Paranã

A Comissão Local do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) visitou, neste mês, cinco propriedades dos agricultores e empreendedores familiares rurais vencedores da Chamada Pública nº 23/2024, que oficializa o fornecimento de produtos do gênero alimentício com recursos do Programa para os estudantes do Ensino Médio do IFG, durante o ano letivo de 2025.

Camila Pazzini conhece um dos fornecedores do PNAE
Camila Pazzini conhece um dos fornecedores do PNAE

As visitas estão previstas no procedimento licitatório e acontecem para que a Instituição conheça os agricultores, sua produção e a classificação da propriedade antes de efetuar a distribuição dos alimentos. De acordo com a presidente da Comissão, Camila Pazzini, “essas visitas aos agricultores são sempre muito enriquecedoras, pois podemos ver como a agricultura familiar está crescendo e como ela é importante para a alimentação dos brasileiros”.

“Sempre somos muito bem recebidos, eles têm orgulho de mostrar o plantio, a produção, o cuidado que têm com cada alimento e com os animais”, afirmou a nutricionista do Câmpus Formosa. Desta forma, no dia 13 de março, ela e a gerente de Administração, Francione Neris de Sousa, foram a três das 48 propriedades de agricultores cooperados da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares Assentados de Brasília (Coopabra): Projeto de Assentamento Bela Vista, Projeto de Assentamento Santa Cruz e Pipiripau.

Produtores de frutas recebem IFG
Produtores de frutas recebem IFG

Acompanhadas do representante da Coopabra, Emerson Merchides de Carvalho, as servidoras puderam conhecer as plantações de frutas das propriedades rurais de alguns associados que fornecerão banana, laranja, mexerica e goiaba para o lanche escolar.

Para esta quinta-feira, 27, estava reservada a visita a duas propriedades de agricultura familiar do Projeto Paranã, localizadas na zona rural de Formosa, que são dirigidas por mulheres. As cooperadas Solange Andrade Souza e Marli Ferreira Moisés mostraram à Comissão como se dá a produção de pães, biscoitos e pão de queijo, e a produtora Isbeldia Melo de Moura, que é responsável por laticínios, apresentou a fabricação do iogurte para o lanche.

Comissão e produtoras de pães, bolos e pães de queijo              Isbeldia Moura explica a produção de iogurte

Comissão e produtoras de pães, bolos e pães de queijo       Isbeldia Moura explica a produção de iogurte

Sobre a participação feminina no trabalho com a terra, Camila pontuou: “Dessa vez, o mais legal foi ver o protagonismo da mulher no campo e como fazem toda a diferença a delicadeza e o olhar mais detalhista das mulheres. Elas dão conta tanto do trabalho pesado quanto do capricho em cada alimento produzido”.

O Art. 14 da Lei nº 11.947/2009 estabelece que, no mínimo, 30% do valor dos recursos federais do PNAE repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades e garante o consumo de alimentos saudáveis aos estudantes.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página