Comissão Local do PNAE visita propriedades rurais fornecedoras de alimentos em 2025
Frutas, pães, biscoitos, pães de queijo e iogurte serão entregues aos alunos do Ensino Médio no mês de abril

A Comissão Local do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) visitou, neste mês, cinco propriedades dos agricultores e empreendedores familiares rurais vencedores da Chamada Pública nº 23/2024, que oficializa o fornecimento de produtos do gênero alimentício com recursos do Programa para os estudantes do Ensino Médio do IFG, durante o ano letivo de 2025.

As visitas estão previstas no procedimento licitatório e acontecem para que a Instituição conheça os agricultores, sua produção e a classificação da propriedade antes de efetuar a distribuição dos alimentos. De acordo com a presidente da Comissão, Camila Pazzini, “essas visitas aos agricultores são sempre muito enriquecedoras, pois podemos ver como a agricultura familiar está crescendo e como ela é importante para a alimentação dos brasileiros”.
“Sempre somos muito bem recebidos, eles têm orgulho de mostrar o plantio, a produção, o cuidado que têm com cada alimento e com os animais”, afirmou a nutricionista do Câmpus Formosa. Desta forma, no dia 13 de março, ela e a gerente de Administração, Francione Neris de Sousa, foram a três das 48 propriedades de agricultores cooperados da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares Assentados de Brasília (Coopabra): Projeto de Assentamento Bela Vista, Projeto de Assentamento Santa Cruz e Pipiripau.

Acompanhadas do representante da Coopabra, Emerson Merchides de Carvalho, as servidoras puderam conhecer as plantações de frutas das propriedades rurais de alguns associados que fornecerão banana, laranja, mexerica e goiaba para o lanche escolar.
Para esta quinta-feira, 27, estava reservada a visita a duas propriedades de agricultura familiar do Projeto Paranã, localizadas na zona rural de Formosa, que são dirigidas por mulheres. As cooperadas Solange Andrade Souza e Marli Ferreira Moisés mostraram à Comissão como se dá a produção de pães, biscoitos e pão de queijo, e a produtora Isbeldia Melo de Moura, que é responsável por laticínios, apresentou a fabricação do iogurte para o lanche.
Comissão e produtoras de pães, bolos e pães de queijo Isbeldia Moura explica a produção de iogurte
Sobre a participação feminina no trabalho com a terra, Camila pontuou: “Dessa vez, o mais legal foi ver o protagonismo da mulher no campo e como fazem toda a diferença a delicadeza e o olhar mais detalhista das mulheres. Elas dão conta tanto do trabalho pesado quanto do capricho em cada alimento produzido”.
O Art. 14 da Lei nº 11.947/2009 estabelece que, no mínimo, 30% do valor dos recursos federais do PNAE repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades e garante o consumo de alimentos saudáveis aos estudantes.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa
Redes Sociais