IFG: RESPEITAR, CUIDAR E ACOLHER

Prevenção e combate ao assédio são pauta da campanha Setembro Amarelo do Câmpus Goiânia

Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2024, 14h56 | Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2024, 15h16

Ação está relacionada ao Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no âmbito da Administração Pública

Mensagens ilustrando conteúdo assediador foram coladas pelo Câmpus para chamar atenção sobre reflexão em relação a determinados comentários e práticas

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realiza campanha de sensibilização e conscientização sobre Setembro Amarelo e a prevenção do suicídio no âmbito institucional. Neste ano, o foco das discussões sobre a valorização da vida está relacionado ao combate às práticas de assédio – moral, sexual e discriminatório. O tema está relacionado ao Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Publicado em julho deste ano, o decreto nº 12.122/2024 apresenta os planos no âmbito federal e setorial de implementação e monitoramento do Programa, assim como a criação de comitê gestor e de comitês estaduais de acompanhamento. O objetivo é enfrentar o assédio em todas as suas nuances no ambiente do trabalho com destaque para o moral, o sexual e a discriminação (mulheres, LGBTQIA+ , pessoas negras, idosas e com deficiência).

Acesse a página da CAS para obter mais informações sobre o combate ao assédio

Com isso, o Câmpus Goiânia disponibiliza, por meio da página da Coordenação de Assistência Social (CAS), uma série de legislações, guias, cartilhas e capacitações, no intuito de disseminar informações e práticas para combater o assédio no meio acadêmico. De acordo com a psicóloga da CAS, Rose Helen Shimabuku, o assédio é um potencial determinante na deterioração da saúde mental dos estudantes e servidores, resultando em sofrimento emocional e, em casos extremos, contribuindo para crises que podem levar ao suicídio.

“Reforçamos que a campanha de combate ao assédio no Câmpus Goiânia do IFG é uma necessária resposta às preocupações presentes na sociedade atual, que busca também criar um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e respeitoso. Ao educar a comunidade acadêmica sobre os impactos negativos do assédio e promover um diálogo aberto, a iniciativa não apenas ajuda a prevenir abusos, mas também encoraja os alunos e servidores a buscar apoio quando necessário”, completa.

Rose, psicóloga da CAS, durante colagem das mensagens que chamam a atenção da comunidade acadêmica para a importância de se combater o assédio

Rose reforça também que a importância da campanha reside em sua capacidade de sensibilizar estudantes e servidores sobre a importância do respeito mútuo, da empatia e da construção de um espaço de aprendizado livre de discriminação e violência. “Isso é fundamental para garantir o bem-estar [...], promover a saúde mental, alinhando-se aos objetivos do Setembro Amarelo de cuidar da vida e valorizar a saúde emocional de todos”, afirma.

Além de disponibilizar as informações na página da CAS, local onde a comunidade do câmpus poderá saber sobre leis de combate ao assédio e canais de denúncia, a campanha também conta com a disposição de pequenos cartazes nos murais e setores estratégicos do Câmpus Goiânia. Neles, há um qr-code que dá acesso à pagina informativa. Vale destacar que a ação faz parte da campanha permanente IFG: Respeitar, Cuidar e Acolher.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.