ProfEPT e PPGE promovem Ciclo de Formação em Pesquisas na Educação e Ensino

Evento prevê a realização de 12 seminários, no período 2024-2025

• Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2024, 12h19
  • Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 18h32

O programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), desenvolvido no Instituto Federal de Goiás, IFG Anápolis, e o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/IFG), Câmpus Goiânia, estão organizando em parceria o Ciclo de Formação em Pesquisas na Educação e Ensino. O evento se compõe de doze Encontros Formativos, que acontecerão ao longo de 2024 e 2025. O primeiro desses encontros será realizado nesta sexta, 13, às 19h, no auditório Demartin Bizerra, no Câmpus Goiânia, e terá como tema “Escrita, submissão e revisão de artigos científicos”, com o professor Thiago Lopes Rocha, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Demais seminários se dividirão entre o Câmpus Anápolis e o Câmpus Goiânia.

O Ciclo de Formação corresponde a um conjunto de encontros voltados para a práxis formativa acerca de conhecimentos básicos e ferramentas necessárias para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa em educação e ensino. Ele será aberto para todos os discentes dos programas de pós-graduação do IFG (ProfEPT, PPGE/IFG, PROF-ARTES, PPGECM, PPGTGS), que poderão se inscrever conforme seus interesses de pesquisa. As vagas para cada edição serão limitadas e as inscrições serão realizada pelo GCI - Sistema de inscrição e certificação de eventos, sendo que os links estarão disponíveis na divulgação de cada encontro.

Todos os encontros serão presenciais, realizados no Câmpus Anápolis e/ou no Câmpus Goiânia e será fornecido, para cada um deles, certificado com carga horária de 4 horas.

Programação dos Encontros Formativos

Veja a seguir a proposta de temas dos encontros, ainda sem a definição de datas:

Encontro Formativo 1 – Escrita, submissão e revisão de artigos científicos. Local: Câmpus Goiânia. Ano: 2024.

2 - Escrita acadêmica em monografias, dissertações e teses de doutorado. Local: Câmpus Goiânia. Ano: 2024.

3 – Plataformas de pesquisas em revisão bibliográfica: Operadores Boleanos. Locais: Câmpus Goiânia e Anápolis. Ano: 2024.

4 – Criação, preenchimento e atualização do Currículo Lattes/Criação de Orcid. Locais: Câmpus Goiânia e Anápolis. Ano: 2024.

5 – Inteligência Artificial e pesquisa acadêmica. Local: Câmpus Anápolis. Ano: 2025.

6 – Validação de instrumentos de pesquisa em educação. Local: Câmpus Goiânia. Ano: 2025.

7 – Plágio e autoplágio na escrita e suas implicações. Local: Câmpus Anápolis. Ano 2025.

8 – Elaboração de produto educacional nos programas profissionais. Local: Câmpus Anápolis. 2025.

9 – Principais pesquisas qualitativas e o delineamento de seus objetos. Local: Câmpus Goiânia. 2025.

10 – Definição e tratamento do objeto na pesquisa fenomenológica. Local: Câmpus Goiânia. 2025.

11 - Definição e tratamento do objeto na pesquisa materialista histórico-dialética. Local: Câmpus Anápolis. 2025.

12 – Qualificação e defesa: ritos, posturas e procedimentos formais. Local: Câmpus Goiânia. 2025.

Informações: para obter mais informações a respeito, entre em contato com os coordenadores dos dois cursos: Joana Peixoto (Coordenadora do PPGE/IFG). E-mail: joana.peixoto@ifg.edu.br
Alessandro Oliveira (Coordenador do ProfEPT). E-mail: alessandro.oliveira@ifg.edu.br.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis