premiação

IFG conquista primeiro lugar entre instituições públicas de Goiás na Olimpíada Brasileira de Geografia

Com o resultado, medalhistas de ouro do Câmpus Formosa se classificam para a fase nacional, em São Paulo, no mês de novembro

• Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2024, 16h54
  • Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 18h32
Cerificado de medalha de ouro ao trio formosense na OBG  2024
Cerificado de medalha de ouro ao trio formosense na OBG 2024

Em todo o Brasil, tem recebido destaque a promoção de diversas olimpíadas do conhecimento, realizadas com o objetivo de incentivar, testar e premiar estudantes em diversas áreas. Mas não é só isso, elas ajudam a aprofundar os conteúdos e a valorizar o currículo. Bons resultados também podem garantir uma vaga em instituições públicas de ensino superior, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp) e outras. Por todos estes benefícios, estudantes do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) têm encontrado tempo na agenda já repleta de atividades do ensino médio técnico para se dedicar à participação em olimpíadas do saber.

Duas equipes de alunos e alunas do terceiro e primeiro ano do curso Técnico Integrado em Saneamento do Câmpus Formosa foram premiadas com certificado de medalha de ouro na fase estadual da 9ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) 2024. O resultado foi divulgado no dia 6 de setembro pela comissão organizadora, formada por professores de várias instituições de ensino públicas brasileiras.

Conquistando a segunda posição na classificação geral no estado, a equipe Discovery, formada pelos alunos Cairo Henrique Vaz Cotrim, Lucas Breno Dantas Siqueira e Rhenan Brayen dos Santos Oliveira, representará o IFG na fase nacional, que deverá acontecer em São Paulo, no mês de novembro. Com a conquista, o Câmpus Formosa do IFG ficou em primeiro lugar entre as instituições públicas participantes em Goiás.

Ouro também para o trio do 1º ano de Saneamento

A outra equipe de Saneamento a receber o ouro é formada por Igor Daniel Dantas Pitangui, Cibele Moreira dos Santos e Nicole Sophia de Mourão Costa França, do primeiro ano. Os times foram orientados pelo professor Oberdan Quintino de Ataídes.

Interesse faz a diferença

Os três não são novatos em olimpíadas. Rhenan Oliveira já participou de outras competições: a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON). Cairo Cotrim, desde o ensino fundamental se prepara e concorre nas disputas sobre conhecimento: faz a inscrição na maioria das existentes, pois, segundo ele, “para que possa conhecer várias áreas do conhecimento e expandir meus horizontes”, dentre outras razões. Lucas Siqueira participou da Olimpíada Brasileira de Educação Política (OBEP).

(Esq. p/ dir.) Cairo, Rhenan (em pé, terceiro e quarto alunos) e Lucas (agachado, primeiro aluno), em sala de aula com a turma

(Esq. p/ dir.) Cairo, Rhenan (em pé, terceiro e quarto alunos) e Lucas (agachado, primeiro aluno), em sala de aula com a turma

O que pode ser surpresa para uns é convicção para outros. Para Lucas, que ganhou medalha pela primeira vez, o feito foi inesperado. “De certa forma, já esperava que fôssemos a melhor equipe da escola, mas tinha dúvidas quanto a sermos classificados para a nacional”. Rhenan se mostrou esperançoso: “Fiquei muito feliz, porque realmente não esperava que conseguiríamos passar para a etapa nacional, para representar o nosso estado, mas estava com esperança de uma medalha de ouro, porque acreditei na nossa capacidade de conseguir buscar um ouro”.

Para o veterano Cairo, a dedicação era promessa de medalha: “Como eu, o Lucas e o Rhenan já tínhamos muito conhecimento em geografia humana, focamos em estudar geografia física/natural. Assim, dividimos os conteúdos entre nós e estudamos individualmente, em nossas casas, para depois nos encontrarmos no IFG e fazermos a prova”, relatou Cairo. No entanto, o estudo não inclui apenas a leitura do conteúdo: “Resolvemos as questões para saber como fazê-las. Fomos aprendendo mais ainda com o passar das fases”, complementou Rhenan.

Mais medalhas

No mesmo dia 6, Cairo Henrique, junto com a família e o professor orientador Rogério Ferreira Xavier, viajou até a capital do estado para participar da cerimônia de premiação de outra competição, a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2023, no Auditório da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Cairo recebe medalhas da OBFEP, em Goiânia

O futuro técnico em Saneamento foi a Goiânia receber duas medalhas e voltou para casa com quatro. Na solenidade, ele foi premiado com as medalhas de ouro estadual e de prata nacional da OBFEP 2023 e, aproveitando a ocasião, a Comissão Organizadora também entregou ao estudante o ouro estadual e a prata nacional conquistados na competição de 2022.

Faz parte da rotina de Cairo estudar para olimpíadas do conhecimento. Com isso, ele coleciona dezenas de medalhas e certificados. Um dos objetivos é uma vaga nos cursos superiores das instituições de ensino públicas. “É muito vantajoso ter mais uma oportunidade de ingresso nas universidades. Por isso, as olimpíadas se tornam uma oportunidade única”, concluiu.

Acesse aqui o resultado estadual 2024, na página da OBG.

Acesse aqui a página da OBFEP.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa