Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
REDITEC 2024

Conferência de encerramento convida à reflexão sobre os currículos integrados na Rede Federal

O currículo integrado como construção social e os impactos da reforma do ensino médio na Rede Federal foram abordados pelos palestrantes

  • Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2024, 12h44
  • Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2024, 17h29
Conferência de encerramento da Reditec 2024
Conferência de encerramento da Reditec 2024

Na manhã desta quinta-feira, 24 de outubro, houve a conferência de encerramento da 48ª Reunião dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). O tema "Currículo Integrado em suas múltiplas dimensões na RFEPCT" apresentou questões sobre currículo integrado no Ensino Médio e também abordou a reforma do ensino médio no Brasil e impactos na Rede Federal. Participaram da mesa, o professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Rodolfo Fiorucci e o assessor da Reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB), Adilson César de Araújo, e, como mediadora, a reitora do Instituto Federal de Brasília,  Veruska Ribeiro.

Veruska apresentou os objetivos da conferência, então, como a sistematização dos debates que ocorreram durante todo o evento, abordando o currículo integrado e suas múltiplas dimensões. "Quando a gente fala de currículo, a gente fala de todas as temáticas que foram discutidas aqui, na Reditec", destacou a reitora do IFB.

Logo em seguida, Araújo convidou a "pensar no currículo como construção social".  O assessor da Reitoria do IFB, trouxe a questão da reforma do Ensino Médio e como ela pode estar impactando os Institutos Federais. Adilson apresentou pesquisa realizada nos anos de 2019/2020/2021 para investigar se a nova  reforma do Ensino Médio poderia estar afetando os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) dos Institutos. 

Dos 380 PPCs analisados, cerca de 20% teriam algum indício de consonância com a reforma. Sobre as problemáticas encontradas nestes PPCs que sinalizam a adesão, alguns dos pontos revelados foram a fragmentação do currículo, valorização das dimensões técnicas na formação e o prejuízo nas ofertas de componentes ligados às áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais. Adilson fala sobre a necessidade de se pensar numa formação humana integral. "Nós não somos uma disponibilidade técnica apenas, nós somos sujeitos históricos", declarou. 

Por último, houve a participação do professor Fiorucci, que apresentou o modelo inovador de aplicação de currículo integrado no Câmpus Jacarezinho do IFPR. Fiorucci afirmou que na educação como um todo, inclusive nos IFs, o que existe na prática é um currículo tradicional, focado no tempo-escola. No Câmpus Jacarezinho, esta lógica é invertida para um tempo-aluno, no qual o currículo é flexível e não engessado. No tempo-escola, "todos têm que se adequar ao currículo da escola", esclareceu o professor, mas no tempo-aluno: "não é para todos sair iguais, o importante é que todos saiam melhores".

Também na manhã desta quinta-feira, último dia da Reditec 2024, houve reuniões dos reitores das instituições que compõem à Rede Federal, divididos  por região do país. O objetivo das reuniões foi a discussão e sistematização dos desafios identificados e das propostas apresentadas para a interiorização da Rede.

 

Assista ao vídeo da conferência: https://www.youtube.com/watch?v=OK0-4eCLxLs&t=1524s 



Coordenação de Comunicação Social/IFG Câmpus Valparaíso



Fim do conteúdo da página