Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Você está aqui: Página inicial
ORÇAMENTO

Câmpus Itumbiara vai receber R$ 851 mil em emendas parlamentares

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 11h12 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 12h03

Recursos foram destinados por Gugu Nader, Rubens Otoni e Vanderlan Cardoso

Por causa de outras emendas parlamentares recebidas em 2023, foi possível iniciar a construção da cobertura das passarelas, uma benfeitoria que era aguardada há anos pela comunidade acadêmica
Por meio de emendas parlamentares recebidas ainda em 2023, foi possível iniciar a construção da cobertura das passarelas, uma benfeitoria que era aguardada há anos pela comunidade acadêmica. Agora será possível ampliar essa estrutura para outros locais do Câmpus

O Câmpus Itumbiara vai receber, por meio de emendas parlamentares oriundas da Bancada Federal e Estadual de Goiás, cerca de 850 mil para investimentos. Esses recursos são oriundos do deputado estadual Gugu Nader (Agir), R$ 300 mil; deputado federal Rubens Otoni (PT), R$ 100 mil e senador Vanderlan Cardoso ((Republicanos – PSD), R$ 451.651,00. De acordo com o diretor-geral do Câmpus, Marcos Antônio Arantes, esses valores serão direcionados à continuidade da obra de construção de cobertura de alguns espaços da Unidade.

Sobre essa construção, a primeira etapa da obra foi iniciada agora em março e compreende a cobertura da passarela que liga a biblioteca até o bloco 500 (imagens do início e final da matéria). A previsão é de que esse trabalho inicial seja finalizado em abril; e o custo total dessa etapa ficou em R$ 350.510,25, montante esse que foi custeado por meio de emendas do deputado Rubens Otoni e do senador Vanderlan, no ano de 2023.

Com o recebimento das novas emendas na ordem de 851 mil, será possível construir a cobertura para outros espaços como, por exemplo, da portaria até o hall de entrada ou do bloco 500 até o refeitório, conforme previsto no projeto original.

Outra emendas
Além do Câmpus Itumbiara, mais 13 unidades do Instituto Federal de Goiás (IFG) foram contempladas com emendas parlamentares. Uma delas, oriunda também do senador Vanderlan Cardoso, financiará a construção do Restaurante Estudantil do Câmpus Goiânia. Já ao Câmpus Senador Canedo foi destinado o valor de R$ 1.000.000,00, para aquisição de máquinas, equipamentos e mobiliários. O encontro da reitora do IFG, professora Oneida Barcelos Irigon, com o senador Vanderlan Cardoso, que oficializou a destinação de recursos para o Instituto, ocorreu na última segunda-feira, 25.

Falando sobre a emenda voltada à construção do restaurante estudantil, a reitora Oneida destacou: “o IFG e principalmente o Câmpus Goiânia estão em festa, pois depois de 82 anos a unidade terá um dos equipamentos mais relevantes para a permanência e êxito escolar: agora o Câmpus Goiânia vai ter um restaurante estudantil.”

Afora a emenda do senador Vanderlan (Republicanos – PSD), foram destinados outros recursos para o ano de 2024 voltados à expansão, reestruturação e modernização das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – no caso, para o IFG, e também recursos para investimento, custeio, projetos, entre outras ações.

Até o momento (incluindo os valores citados acima), houve destinação por parte dos seguintes parlamentares: Rubens Otoni (PT), no valor de R$ 1.400.000,00; Adriana Accorsi (PT), no valor de R$ 700.000,00; Mauro Rubem (PT), R$ 400.000,00. Na esfera municipal, a vereadora de Goiânia, Kátia Maria (PT), destinou R$ 475.000,00 para fortalecimento de atividades acadêmicas, contribuição para a infraestrutura e promoção de projetos.

Registrando o agradecimento aos parlamentares, a reitora destacou a importância das emendas para investimento em construções, aquisições de equipamentos, mobiliários e para os projetos de pesquisa e inovação do IFG: “externamos nosso muito obrigada a todos os parlamentares pelo empenho e pela dedicação que eles têm empreendido para a consolidação das nossas unidades do IFG.”

Os recursos serão destinados aos câmpus Uruaçu (R$ 300.000,00), Águas Lindas (100.000,00), Anápolis (300.000,00), Aparecida de Goiânia (R$ 200.000,00), Formosa (R$ 100.000,00), Goiânia (R$ 2.975.000,00), Goiânia Oeste (R$ 150.000,00), Inhumas (R$ 100.000,00), Itumbiara (R$ 851.651,00), Jataí (R$ 100.000,00), Luziânia (R$ 100.000,00), Senador Canedo (R$ 1.400.000,00), Valparaíso de Goiás (R$ 100.000,00) e Cidade de Goiás (R$ 100.000,00) e à unidade do Polo de Inovação (R$150.000,00).

De acordo com a Pró-Reitoria de Administração do IFG, a partir dos documentos oficiais relacionados à destinação de emendas, o IFG, junto com as unidades beneficiadas, elaborará os Planos de Trabalhos para serem enviados ao Ministério da Educação (MEC); essa elaboração é uma exigência para que os recursos sejam efetivados. Após essa etapa, a Instituição vai aguardar o recebimento dos valores.

Projeta-se que essa cobertura das passarelas seja concluída em abril

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria/Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.