Inscrições para gratuidade no Restaurante Estudantil se encerram dia 26

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2024, 10h41 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2024, 10h14

O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) inscreve até a próxima terça-feira, 26 de março, estudantes interessados em concorrer ao subprograma Restaurante Estudantil do Programa Alimentação. O objetivo principal é proporcionar refeições subsidiadas ou gratuitas para estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica, contribuindo assim para sua permanência e conclusão qualificada dos estudos. Para participação incluem ter uma renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, ou seja, o valor total dos rendimentos da família dividido pelo número de membros deve ser igual ou inferior a esse limite.

O Programa Alimentação do IFG é uma iniciativa direcionada à garantia da alimentação dos estudantes da instituição. Dentro desse programa, o subprograma Restaurante Estudantil é um espaço destinado à distribuição de refeições balanceadas e de qualidade, além de promover ações educativas relacionadas à nutrição, visando à segurança alimentar e à adoção de hábitos saudáveis. Esta iniciativa desempenha um papel crucial na jornada formativa dos estudantes, colaborando para sua permanência e conclusão dos cursos.

Estudantes de graduação, técnico subsequente e pós-graduação que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem se candidatar a receber o subsídio de 100% para acesso ao Restaurante Estudantil, sujeito à sua classificação. Para se inscrever, os estudantes devem preencher um questionário de caracterização socioeconômica disponível no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) do IFG, além de anexar a documentação exigida. Aqueles que já estão inscritos no SUAP precisam atualizar seus dados e renovar a documentação. É importante ressaltar que os estudantes podem se inscrever em mais de um programa de atendimento específico, conforme disponibilizado em editais específicos.

Os requisitos para participação incluem ter uma renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, ou seja, o valor total dos rendimentos da família dividido pelo número de membros deve ser igual ou inferior a esse limite. É essencial que os documentos sejam anexados corretamente no SUAP durante o processo de inscrição. Em casos excepcionais, poderá ser permitida a entrega física da documentação na Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), desde que devidamente lacrada.

É importante observar os prazos estabelecidos no edital, bem como garantir que toda a documentação esteja completa para evitar o indeferimento da inscrição. A responsabilidade pelas informações prestadas durante a inscrição é do candidato, e todas as declarações devem estar devidamente assinadas. Por fim, a iniciativa visa garantir que nenhum estudante seja impedido de participar devido a questões socioeconômicas. A Coordenação de Assistência Estudantil ressalta que não se responsabilizará por problemas técnicos ou de comunicação que possam interferir no processo de inscrição.

O programa de auxílio restaurante abrange estudantes ingressantes e veteranos matriculados em uma variedade de cursos, desde graduações em Engenharia Civil e Engenharia Elétrica até cursos técnicos e pós-graduações. Essa ampla abrangência demonstra o compromisso do IFG com a inclusão e o apoio aos estudantes em todas as etapas de sua formação acadêmica.

Acesse o edital

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí