Programa Matutando encerra terceira temporada com episódio especial

Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2024, 10h41 | Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2024, 10h42

O Programa Matutando encerra este mês a temporada  “Matutando pela Ciência”, que foi marcada por novidades importantes, como a estreia de uma apresentadora fixa, o lançamento do podcast no Spotify e o uso de uma nova identidade visual. A fim de celebrar a conclusão dessa terceira temporada, será transmitido um episódio especial no YouTube da EaD IFG e no Spotify do próprio programa nesta sexta, 23/8, às 17h.

Com o tema “Atuação e Produção no Projeto Matutando”, esse episódio final  terá uma estrutura diferente dos anteriores e uma abordagem metalinguística, sendo o próprio programa e os integrantes da equipe o assunto do episódio. Em sua maioria acostumados apenas aos bastidores, os convidados estarão, nesse episódio, em frente às câmeras. A equipe do Matutando é composta por profissionais das áreas de Artes Visuais, Comunicação Social, Administração, Libras, Biblioteconomia e Pedagogia.

Programa Matutando

O Matutando é um projeto desenvolvido pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) desde 2020, com aproximadamente 200 episódios. Em formato de programa de entrevistas, é transmitido no canal do YouTube da Diretoria de Educação a Distância do IFG, onde podem ser acessadas playlists com todos os episódios das três temporadas: “Diálogos Formativos”, “Círculos de Culturas” e “Matutando pela Ciência”. Além da transmissão on-line, o programa era veiculado pela TV UFG  até janeiro de 2024. A partir da 3ª temporada, com início em 2023, o Matutando passou a ser transmitido também em formato de podcast.

Em 2022, foi publicado o e-book “Matutando: diálogos formativos”, obra que apresentou de forma textual parte dos conteúdos da primeira temporada do programa. Agora em 2024, está sendo produzido um e-book com proposta semelhante, referente à segunda temporada, “Círculos de Culturas”.

Equipe

Participam da equipe do Matutando: Ana Carolina de Oliveira Motta, assessora de comunicação, servidora técnico-administrativa do IFG lotada na Diretoria de Comunicação; Bruno Fiorese Fernandes, diretor técnico do programa de televisão, servidor técnico-administrativo do IFG lotado na Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia Oeste; Francisco Marcelo Bessa, auxiliar em interpretação de Libras, docente do IFG lotado no Câmpus Águas Lindas; Kepler Benchimol Ferreira, gestor do projeto (coordenador-geral), servidor técnico-administrativo do IFG lotado na Editora IFG;  Maria Aparecida Andrade de Oliveira Tsu, curadora, servidora técnico-administrativa do IFG lotada na PROPPG - Coordenação-Geral de Bibliotecas; Pedro Henrique Pereira de Carvalho, auxiliar em audiovisual, servidor técnico-administrativo do IFG lotado na Editora IFG; Rachel Benta Messias Bastos, coordenadora pedagógica, docente do IFG lotada no Câmpus Goiânia Oeste; Thalita Franco dos Santos Dutra, apresentadora, servidora técnico-administrativa do IFG lotada na biblioteca do Câmpus Aparecida de Goiânia.