Mulheres Mil atua com mais de 180 mulheres no IFG

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 11h55 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 12h23

O interesse da comunidade foi tamanho, que foi possível abrir novas turmas nos câmpus Luziânia e Águas Lindas

Alunas e equipes gestoras do Programa Mulheres Mil no IFG na aula inaugural dos cursos

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, marcou a relançamento do Programa Mulheres Mil no Instituto Federal de Goiás (IFG). Cursos voltados para a profissionalização de mulheres fazem parte, agora, de três câmpus da instituição: Luziânia, Formosa e Águas Lindas. Sua aula inaugural contou com a presença dos gestores das unidades, da Reitoria e das alunas do Programa.

No Câmpus Luziânia, as 75 alunas estão divididas em duas turmas no curso de Padeira. Já os câmpus Formosa e Águas Lindas ofertam o curso de Cuidadora de Idoso; Formosa com 35 mulheres e Águas Lindas com 75, também em duas turmas. Em Luziânia e Águas Lindas foram abertas novas turmas com 40 alunas cada. As selecionadas participaram da seleção e faziam parte da lista de espera.

Aula inaugural

Realizada no auditório do Câmpus Luziânia, a cerimônia de relançamento e aula inaugural dos cursos de Padeira e Cuidadora de Idoso contou com a participação das alunas dos três câmpus envolvidos. Para homenagear as mulheres, a mesa diretiva foi formada por mulheres que representam o IFG: reitora do IFG, professora Oneida Irigon; coordenadora-geral do Programa Mulheres Mil no IFG, Kaithy das Chagas Oliveira (do Câmpus Formosa); e gerentes de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão dos câmpus Luziânia e Águas Lindas, Simone Paixão e Mariana Magalhães da Nóbrega, respectivamente.

Reitora do IFG, professora Oneida Irigon.

Em seu pronunciamento, a reitora do IFG, Oneida Irigon, comentou sobre a oportunidade de transformação e de empoderamento que o Programa Mulheres Mil pode gerar nas participantes. “Hoje é o primeiro passo para uma vida cheia de conquistas e realizações. Parabenizo a coragem e determinação de cada uma de vocês, que enfrentaram dificuldades para chegar até este momento. No IFG, estamos comprometidos em ofertar uma educação de qualidade, aliada à formação profissional na perspectiva de uma formação integral. E neste programa, vocês terão oportunidade de aprender novos conhecimentos, trocar experiências e fortalecer mais a autonomia de cada uma”, disse a professora Oneida Irigon.

Para a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Luziânia, professora Simone Paixão, os cursos do Mulheres Mil são mais que cursos formativos; são oportunidades de resgatar a essência de cada uma. “ Esses cursos começam agora com uma finalidade de alinhar nossa rota com um propósito. Vamos todas seguir adiante, pois, quando uma mulher dá um passo, todas as mulheres dão um passo juntas. E, nesse processo que começa hoje, vocês começam a abrir caminho para muitas outras que virão, ao lado de vocês e depois de vocês. Vocês já fazem a diferença porque vocês enchem nosso coração de esperança; esperança que a vida continua, que nunca é tarde, que sempre é tempo, e que nós, transformando nossa própria história, somos capazes de transformar o mundo”, celebrou a professora Simone Paixão.

A cerimônia contou com a apresentação artística da servidora de Luziânia, Lindiana Mendes, que tocou e cantou para todos os presentes. Fizeram parte ainda da aula inaugural o pró-reitor de Extensão do IFG, William Batista dos Santos; a diretora de Ações Profissionais e Tecnológicas da Pró-Reitoria de Extensão, Marluce Silva Sousa; os diretores-gerais dos câmpus Luziânia e Águas Lindas, Reinaldo Reis e Tiago Araújo; o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Formosa, Bruno Leal; a chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas de Luziânia, Paula de Almeida; e a gerente de Administração também do Câmpus Luziânia, Ione Velame.

Equipe gestora do Programa Mulheres Mil no IFG (da esq. para dir.: Gepex do Câmpus Formosa, Bruno Leal; Reitora do IFG, Oneida Irigon; coordenadora-geral do Mulheres Mil, Kaithy Oliveira;  pró-reitor de Extensão do IFG, William dos Santos; Gepex do Câmpus Luziânia, Simone Paixão; e diretora de Ações Profissionais e Tecnológicas da Pró-Reitoria de Extensão, Marluce Silva Sousa .

Curso de Padeira

No Câmpus Luziânia, as alunas têm aulas nas segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h. As estudantes vão cursar as seguintes disciplinas:

• Informática Básica e Aplicada;
  • Cidadania, Relações Humanas e Direitos das Mulheres;
  • Microbiologia dos Alimentos;
  • Mapa da Vida e Portfólio;
  • Higiene na Produção de Alimentos;
  • Prática de Confeitaria;
  • Matemática Aplicada;
  • Português Aplicado – Leitura e Interpretação de Textos;
  • Prática de Panificação;
  • Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária.

O curso finaliza na primeira quinzena de julho de 2024 e totaliza uma carga horária de 200 horas.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.