Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
esporte

Estudante do Câmpus Inhumas vai participar do Campeonato Parapanamericano de Tênis de Mesa 2025

Competição será realizada no Comitê Paralímpico, em São Paulo (SP), de 9 a 12 de outubro

  • Publicado: Segunda, 06 de Outubro de 2025, 12h09
  • Última atualização em Terça, 07 de Outubro de 2025, 11h32
Oscar Silva e as 41 medalhas já conquistadas

O estudante Oscar Júnior Soares da Silva, 22 anos, aluno do curso de Engenharia de Software no IFG-Câmpus Inhumas, viaja amanhã, 7 de outubro, para participar do Campeonato Parapanamericano de Tênis de Mesa 2025, que será realizado de 9 a 12 de outubro, no Comitê Paralímpico, em São Paulo (SP). Oscar foi convocado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para compor a equipe no final de agosto e viaja acompanhado da mãe, Nilza Soares dos Reis.

"O suporte do IFG no decorrer dos últimos anos foi essencial. Em 2023, o IFG me ajudou em um campeonato brasileiro que conseguiu me dar uma boa margem de pontos no ranking nacional. Em 2024, também com a ajuda do IFG, eu competi no meu primeiro torneio internacional, tendo uma boa classificação. Graças a essa trajetória, consegui ser chamado para esse evento de tamanha importância", explica Oscar. Desta vez, ele também receberá uma ajuda custo por meio do Programa de Capacitação Estudantil (Procap Estudantil), que tem o objetivo de estimular e viabilizar a participação de alunos em cursos e eventos técnicos, científicos, tecnológicos, esportivos, artísticos ou culturais.  

Com 41 medalhas já conquistadas em diversas competições, Oscar ocupa hoje o 3º lugar no ranking técnico da CBTM, competindo na classe 2. "Devo competir individualmente e também em dupla no Parapanamericano. Estou muito motivado, porque esse evento dá acesso ao Mundial de Tênis de Mesa. É um desafio bem grande conciliar os treinos com o curso superior, mas estou me esforçando. O esporte demanda muito tempo e dedicação. Algumas horas de sono se perdem no processo, mas vale a pena", explica o atleta. 

Quando foi divulgada a lista de convocados, Oscar afirma que ficou muito surpreso e feliz. "Uma mistura de felicidade e gratidão por essa convocação. Eu sabia do Parapan, porém não tinha ideia de que iriam me chamar neste ano, imaginava ser uma meta  um pouco longe."

O estudante destaca que vem praticando o esporte, de forma intensa, desde 2019. Em 2021, Oscar iniciou sua carreira profissional, sempre com a pretensão de chegar cada vez mais longe. "Em 2022, possivelmente fui um dos maiores medalhistas de tênis de mesa do Estado; em 2023, eu já consegui alcançar o meu primeiro pódio brasileiro. Em 2024, mantive minha posição e avancei no ranking nacional, ficando em 3° lugar. Vencer todos esses desafios é histórico em muitos níveis. Para quem não teve apoio no início, sendo julgado como um jogador bem inferior, agora eu cheguei no maior evento das Américas. É o primeiro passo para chegar em uma Paralímpiada, um mundial. A minha meta no tênis de mesa é chegar ao topo do mundo, é empolgante avançar cada vez mais nisso", comenta Oscar.

 

 

(Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas)

 

Fim do conteúdo da página