IFG oferta 158 vagas para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio
Vagas são para os câmpus Goiânia e Jataí. Inscrições podem ser feitas até 23 de novembro

Jovens e adultos que já concluíram o ensino médio e querem fazer um curso profissionalizante podem se inscrever na seleção para os cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de Goiás (IFG). A seleção é para ingresso no primeiro semestre de 2026 e são ofertadas 128 vagas para o Câmpus Goiânia e 30 vagas para o Câmpus Jataí.
No Câmpus Goiânia, a ofertada de vagas é para os cursos técnicos subsequentes em Eletrotécnica (30), Mecânica (35), Mineração (33) e Agrimensura (30). No Câmpus Jataí, são 30 vagas para o curso subsequente em Agrimensura.
As inscrições para a seleção foram abertas nesta quarta-feira, 8 de outubro, e seguem até o dia 23 de novembro. Os candidatos interessados devem realizar a inscrição pela internet, acessando a página do Centro de Seleção do IFG (“Estude no IFG”), seção “Técnico Subsequente”, link “Técnico subsequente 2026/1”.
Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico. As inscrições são gratuitas e cada candidato poderá realizar somente uma inscrição.
No ato da inscrição, o candidato deve optar por concorrer pelo sistema universal ou pela reserva de vagas ou pela política de ações afirmativas do IFG, que destina 50% das vagas para quem concluiu o ensino médio integralmente em escolas públicas e ainda observa outras categorias, como renda familiar, etnia e deficiências.
Os candidatos que se inscreverem pela reserva de vagas ou pela política de ações afirmativas do IFG, deverão fazer o upload da documentação comprobatória para reserva de vagas, pela página do processo seletivo, entre os dias 12 e 17 de dezembro . Conforme disposto no edital, os documentos também poderão ser entregues presencialmente, em dias e horários estabelecidos pelos câmpus Goiânia e Jataí, no período de 15 a 17 de dezembro.
Prova
A seleção dos candidatos inscritos será feita por meio de prova objetiva, com questões de Língua Portuguesa e Matemática, que será aplicada no dia 7 de dezembro. Os inscritos devem ficar atentos à divulgação dos locais de prova, no dia 5 de dezembro.
Caso algum curso técnico subsequente não tenha procura acima de 1,5 candidato por vaga, a seleção será por sorteio eletrônico das vagas, ficando os candidatos desobrigados de fazer a prova de seleção. As orientações para a realização de sorteio de vagas serão publicadas em edital complementar.
Os cursos técnicos subsequentes são voltados para candidatos que concluíram o ensino médio e desejam fazer uma formação técnica profissionalizante. Eles são gratuitos, têm a duração de dois anos e as aulas ocorrem majoritariamente no período noturno.
Saiba mais sobre os cursos técnicos subsequentes no Guia de Cursos do IFG.
Confira o edital (disponível no Portal IFG, menu "Estude no IFG", seção “Técnico Subsequente”, link “Técnico subsequente 2026/1”.
Faça sua inscrição.
Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.
Redes Sociais