Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Ciência

Professores do IFG Anápolis têm quatro artigos publicados no maior evento latino-americano de banco de dados e IA

 Os trabalhos científicos foram produzidos com alunos e docentes de especialização do IFG e também em parceria com a UFMG, UFG e empresas

  • Publicado: Segunda, 13 de Outubro de 2025, 10h13
  • Última atualização em Segunda, 13 de Outubro de 2025, 18h24
Professores Daniel Xavier de Sousa e Sérgio Daniel Carvalho Canuto tiveram quatro artigos publicados no 40º SBBD
Professores Daniel Xavier de Sousa e Sérgio Daniel Carvalho Canuto tiveram quatro artigos publicados no 40º SBBD

Dois professores do Câmpus Anápolis do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram do 40º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD), o maior evento da América Latina de banco de dados e inteligência artificial. Daniel Xavier de Sousa e Sérgio Daniel Carvalho Canuto tiveram quatro artigos publicados no SBBD, que foi realizado em Fortaleza (CE), entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro de 2025.

 

Dois dos quatro trabalhos científicos assinados por Daniel e Sérgio têm coautoria de alunos do curso de especialização de Inteligência Artificial Aplicada e de outros professores do Instituto. Os outros dois artigos resultaram de uma parceria entre os profissionais do IFG e colegas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e/ou da Universidade Federal de Goiás (UFG) e das empresas ISQ Brasil, Petrogal Brasil e Galp.

 

O professor Sérgio aponta três grandes benefícios gerados pela participação do IFG no contexto do evento: 1. Divulgação dos trabalhos desenvolvidos no IFG para outros grupos de pesquisa/universidades que buscam aplicações da IA no cenário nacional; 2. Ateste da qualidade das produções acadêmicas produzidas no IFG ou em parceria com docentes do IFG; 3. Formação de parcerias a partir da divulgação e diálogo com grupos que trabalham assuntos correlatos, levando ao desenvolvimento de novas soluções e colaboração entre alunos/professores.

 

Conforme dados do site oficial do evento, o SBBD é promovido e organizado pela Comissão Especial de Bancos de Dados (CEBD) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Em 2025, o SBBD foi promovido junto a outros eventos importantes na área de Inteligência Artificial, Aprendizagem de Máquina e Ciência de Dados: BRACIS (35ª edição do Brazilian Conference on Intelligent Systems), KDMiLe (13ª edição do Knowledge Discovery, Mining and Learning), ENIAC (22º Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional) e STIL (16ª edição do Symposium in Information and Human Language Technology).

 

 

CONFIRA A SEGUIR INFORMAÇÕES MAIS ESPECÍFICAS SOBRE OS ARTIGOS PUBLICADOS:

 

 

ARTIGO 1: Nova Base de Dados Brasileira para Sistemas de Recomendação de Artigos Científicos

 https://sol.sbc.org.br/index.php/sbbd/article/view/37245

Comentário do professor Daniel sobre o trabalho: “É muito importante para o IFG se posicionar com uma instituição de pesquisa, entre outras atividades. Então fiquei muito feliz em poder apresentar uma ‘produção caseira’, exclusivamente com alunos e professores do IFG, e ter o trabalho tão bem-aceito na comunidade. Inclusive nosso trabalho estava na lista de melhores papers da conferência. Nesse caso, a pesquisa apresenta uma nova base de dados para recomendação de artigos científicos, trabalho fruto da nossa Plataforma IFG Produz. Durante o evento, muitos pesquisadores mostraram interesse pela base de dados, e puderam conhecer os resultados práticos da pesquisa aplicados no próprio IFG”.

 

  

ARTIGO 2: Criando Portfólios de Alto Desempenho: Otimização de Portfólios de Ativos de Alta Volatilidade Através da Previsão de Retorno Baseada em CNN+BiLSTM

https://sol.sbc.org.br/index.php/sbbd/article/view/37274

Comentário do professor Sérgio sobre o trabalho: “Atesta o potencial da aplicação dos conhecimentos obtidos por nossos alunos no nosso programa de ‘especialização em inteligência artificial aplicada’ do IFG. Nesse caso, o trabalho de conclusão de curso do aluno foi avaliado por especialistas da área e selecionado para divulgação no evento de projeção nacional”.

 

 

ARTIGO 3: Aprendizado Federado Incremental e Sensível ao Risco para Modelos de Ranqueamento em Cenários com Distribuições Heterogêneas de Dados

https://sol.sbc.org.br/index.php/sbbd/article/view/37224

Comentário do professor Daniel sobre o trabalho:“ No trabalho, mostramos um novo algoritmo para agregar modelos distribuídos de aprendizado de máquina, podendo melhorar por exemplo, a tarefa de corretores textuais nos celulares, que dependem de modelos globais".

 

 

ARTIGO 4: Extração Automática de Atributos de Sinais de Emissão Acústica com Redes Neurais Autocodificadoras para Predição de Integridade em Tubulações

https://sol.sbc.org.br/index.php/sbbd/article/view/37306

Comentário do professor Sérgio sobre o trabalho: “A parceria de docentes do IFG, UFMG e empresas (GALP/Petrogal) promoveu a aplicação da teoria da IA na resolução de problemas práticos da indústria. Nesse caso, há não apenas a troca de conhecimento entre docentes/discentes de diferentes instituições mas também o acréscimo de valor agregado às cadeias produtivas nacionais”.

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

 

 

 

Fim do conteúdo da página