Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Inovação

Laboratório do Go Makers GO! é inaugurado em Anápolis

A iniciativa é uma parceria entre o IFG e a Escola Municipal Maria Aparecida Gebrim, com financiamento do CNPq, MCTI e FNDCT

  • Publicado: Segunda, 13 de Outubro de 2025, 12h07
  • Última atualização em Segunda, 13 de Outubro de 2025, 18h24
Participantes da inauguração do laboratório maker do IFG na Escola Municipal Maria Aparecida Gebrim
Participantes da inauguração do laboratório maker do IFG na Escola Municipal Maria Aparecida Gebrim

Foi inaugurado na última sexta-feira, 10, um laboratório do projeto Go Makers GO! em Anápolis, por intermédio do câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) na cidade. O laboratório foi instalado na Escola Municipal Aparecida Gebrim, parceira do projeto. Além do fornecimento de todos os equipamentos e suporte operacional e educativo, o IFG concederá bolsas a dez estudantes da escola, com valor mensal de R$ 200. O Go Makers GO! é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

A inauguração foi prestigiada pela diretora do Câmpus Anápolis, Kátia Fernandes, e pela secretária municipal de Educação de Anápolis, Adriana Rocha. Também estiveram presentes no evento o coordenador do projeto no IFG Anápolis, Alexandre Bellezzi, a diretora da escola, Nara Rúbia Chaves, e a professora responsável pelo laboratório na unidade de educação municipal, Gabriela Moreira Silva.

Confira o vídeo de inauguração do laboratório, clicando aqui.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

 

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO:

Objetivo: Constituir uma rede estadual de laboratórios Maker em escolas públicas no Estado de Goiás, a fim de promover ações de ensino, pesquisa e extensão com foco nos princípios da divulgação e popularização da ciência, no fortalecimento das escolas em tempo integral e na formação humana, estimulando o potencial acadêmico de estudantes e a descoberta de possíveis talentos no Estado de Goiás.

Resumo: O projeto Go Markes GO! tem como objetivo central constituir uma rede estadual de laboratórios Maker (labmaker) em escolas públicas no Estado de Goiás. Serão 21 escolas que ofertam anos finais do Ensino Fundamental Anos Finais e 9 escolas de Ensino Médio, totalizando trinta escolas, distribuídas em 14 municípios de todas as mesorregiões de Goiás, fortalecendo a interiorização da cultura maker e do letramento digital. Para a seleção das escolas, foi considerado o índice de vulnerabilidade do público atendido e a priorização das escolas em Tempo Integral. Fundamentada no Ensino de Ciências por Investigação, a presente proposta visa, de forma articulada à implantação dos labmaker, promover a formação inicial e continuada de professores de ciências e demais áreas, pautados nos princípios da interdisciplinaridade, focando no: 1) Letramento Científico e Ciência Cidadã; 2) Divulgação e popularização da Ciência; 3) Abordagem STEAM - metodologia de ensino integrado e aplicado de conhecimentos de Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math); 4) Cultura Maker na inovação curricular; 5) Educação inclusiva e tecnologias assistivas no laboratório maker; 6) Estratégias de Ações da Rede a curto, médio e longo prazo. Espera-se, a partir do Go Makers GO!, promover a democratização do acesso ao conhecimento científico e o benefício da inovação aos diversos públicos, principalmente os estudantes em situação de vulnerabilidade social, o atendimento dos princípios do Programa Nacional de Popularização da Ciência, o fortalecimento das escolas de tempo integral, alcançando-se, assim, a formação crítica, reflexiva e transformadora dos(as) estudantes.

Fonte: Projeto Go Makers GO!

 

 

 

Fim do conteúdo da página