Valor da formação acadêmica e das relações humanas são destacados em cerimônia de colação de grau do IFG Aparecida
Os destaques foram feitos nos pronunciamentos de oradoras e de gestores na solenidade de formatura dos cursos de Engenharia Civil, Licenciatura em Dança e Pedagogia Bilíngue, realizada na noite desta segunda-feira, 3, no Teatro do Câmpus Goiânia
O valor de cada área de formação acadêmica para o bem-estar da sociedade e o desenvolvimento do país, bem como a importância do respeito ao ser humano em todos os ambientes de convivência, foram destaque nos pronunciamentos de representantes dos formandos e dos gestores do Instituto Federal de Goiás na cerimônia de colação de grau dos cursos superiores do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, realizada na noite desta segunda-feira, 3 de fevereiro, no Teatro do Câmpus Goiânia. Ao todo, dez novos profissionais receberam seus diplomas nos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue.
As duas oradoras da noite se emocionaram ao fazer seus pronunciamentos. Rafaela Alves Pereira, do curso de Licenciatura em Dança, falou de sua trajetória no IFG Aparecida, onde estudou desde o Ensino Médio Técnico. Ela falou da importância da educação recebida, mas ressaltou principalmente as pessoas que “fizeram a diferença” por terem a acompanhado e apoiado no percurso educacional e pessoal, que se misturam de forma positiva. Rafaela também fez críticas a pessoas que não compreendem os desafios impostos a todos na área da Educação e em outras. Ela se disse “extremamente grata” aos seus familiares e ao IFG. A oradora Alessandra Rodrigues, do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, relembrou o percurso vivido por ela e os colegas desde a aprovação para ingresso no curso superior, as aulas e as mudanças na rotina, em especial na de quem trabalha e tem filhos, que foi o seu caso. Ela destacou o importante papel de professores que incentivam os estudantes a se manter no curso e os motivam mostrando suas potencialidades e capacidades. Alessandra agradeceu familiares, amigos, professores e técnicos administrativos e encerrou o pronunciamento declamando um poema de Cora Coralina.
Em nome dos formandos dos três cursos, o juramento de formatura foi conduzido por Viviane Mariano Reis, do curso de Licenciatura em Dança. A outorga de grau, dada pela reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, foi recebida Victor Hugo da Silva Marques, representando os formandos de Engenharia Civil; Hauany Sousa Aquino, do curso de Licenciatura em Dança; e Glauciene Pereira dos Reis de Souza, do curso de Pedagogia Bilíngue. O termo de colação de grau foi lido pelo diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende.
Pronunciamentos dos gestores
Em seus pronunciamentos, a reitora Oneida Irigon e o diretor-geral Eduardo Rezende parabenizaram os formandos e familiares e também os professores, técnicos administrativos e os intérpretes de Libras. A reitora Oneida Irigon fez um agradecimento também aos servidores do Câmpus Goiânia pelo apoio para realização da cerimônia. Oneida e Eduardo parabenizaram as oradoras por seus pronunciamentos em nome dos formandos dos três cursos, por destacarem o valor da humanidade na Educação.
A reitora Oneida Irigon disse que a sociedade está carente de humanidade e de empatia e afirmou sentir-se profundamente honrada por trabalhar no IFG, “com tantos profissionais comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa”. Ela acrescentou que a luta de professores e técnicos da Instituição se dá para os estudantes e para a sociedade. “Aqui, a educação pública, gratuita e de qualidade se consolida como um direito”, afirmou. Oneida falou de sua história desde a graduação acadêmica e ressaltou aos novos profissionais que o estudo e a formação é contínua, “é para sempre”. Ela destacou que deseja continuar “escrevendo”, com os novos profissionais, a história do IFG e da educação pública em Goiás.
O diretor-geral Eduardo de Carvalho Rezende falou da importância de cada um dos cursos de graduação ofertados pelo IFG no Câmpus Aparecida de Goiânia. “As diferenças de vocês se complementam para atender ao que nossa sociedade precisa em infraestrutura, arte e educação inclusiva”, afirmou. Eduardo conclamou os novos profissionais a reconhecerem sempre o valor da educação pública em suas vidas e a lutar para que essa Educação seja cada dia mais qualificada em benefício do Brasil e dos brasileiros “sem distinção”.
A mesa-diretiva da cerimônia de colação de grau foi presidida pela reitora do IFG, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, e integrada também pelo diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, Eduardo de Carvalho Rezende; pelo chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do IFG Aparecida, Marcos Flávio Mércio de Oliveira; e pelos coordenadores dos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Murilo Meiron de Pádua Soares; de Licenciatura em Dança, Germano Henrique Pereira Lopes; e de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, Waléria Batista da Silva Vaz Mendes. Foi mestre de cerimônias, o professor Kelio Junior Santana Borges. Os intérpretes de Libras que fizeram a tradução de todos os pronunciamentos do mestre de cerimônia, oradores e gestores foram Eglaia Nunes Vieira, Adriely Gomes Geraes Lima Martins, Elizene Araújo Nunes Carneiro e Ricardo Martins Gomes.
Formandos:
Bacharelado em Engenharia Civil
João Paulo Ferreira Silva
Victor Hugo da Silva Marques
Licenciatura em Dança
Hauany Sousa Aquino
Luis Eduardo Pereira Leite Nascimento
Mellyssa Dalete de Oliveira Sena
Mônica Martins de Souza
Rafaela Alves Pereira
Viviane Mariano Reis
Licenciatura em Pedagogia Bilíngue
Alessandra Rodrigues
Glauciene Pereira dos Reis de Souza
Imagens da Cerimônia de Colação de Grau
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
Redes Sociais