Página Inicial -> Notícias -> Miniempresa

Miniempresa

Projeto de miniempresa permite aos alunos vivenciar as práticas de economia, negócios e mercado financeiro

Parte da equipe que compõe a The WalletVocê já conhece a The Wallet, empresa fabricante de carteiras “mágicas” feitas de material reciclável? Pois essa é a proposta que está sendo desenvolvida por alunos dos cursos técnicos integrados do IFG Câmpus Itumbiara, dentro do Projeto MiniEmpresa. Realizado pela Junior Achievement em parceria com a empresa Caramuru, o programa proporciona aos alunos do ensino médio da cidade a oportunidade de desenvolver produtos, criar marcas e receber orientações com profissionais do mercado empresarial.

As carteiras The Wallet surgiram atreladas aos conceitos de praticidade, sustentabilidade e preservação do meio ambiente, sendo confeccionadas a partir de caixas tetra park (muito utilizadas para embalar suco e leite) e retalhos de tecido. Antes de iniciarem a produção, os alunos receberam orientações de profissionais da área sobre o funcionamento de cada setor e, ao longo de jornadas, foram desenvolvendo cada etapa do projeto. Atualmente, 20 alunos se dividem nas funções de acionistas, presidentes, diretores de RH, finanças, produção, marketing e colaboradores.

Para o presidente da empresa, Guilherme Henrique de Souza (aluno do 2º ano de Eletrotécnica) a experiência de participar do projeto tem sido positiva e servido para desenvolver o senso de responsabilidade e trabalho em equipe. O jovem ainda fez questão de enfatizar que sempre se preocupa em ajudar os colegas nas mais diversas tarefas e tentar estar presente em todos os setores da empresa.

Funcionamento
As jornadas de trabalho da The Wallet acontecem semanalmente, às quartas-feiras, das 18h às 21h30, na sala S-401. Os jovens empresários são acompanhados pela servidora Sônia Ferreira, da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus. As carteiras podem ser adquiridas pessoalmente com os alunos ou por meio do perfil da empresa no facebook.

De acordo com a apresentação divulgada no perfil da empresa, os criadores são “miniempresários trabalhando para um mundo melhor, cuidando e preservando o meio ambiente, com o intuito de sermos pessoas e profissionais melhores no futuro”.

Conheça e acompanhe o trabalho da The Wallet na rede social.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara